sábado, 1 de maio de 2010

Apresentação do Musical 30/04/10

Neste dia peguei um ônibus no bairro onde moro e desci no Bonocô. Cheguei em 30min. Pude observar o caminho até a faculdade e notei o rio que passa no Vale do Matatu, parecido com o do Vale do Canela. Depois lembrei que Salvador é cheio de vales. O Vale do Matatu é um bairro periférico. Tem casas muito próximas ao vale, que está poluído. Quando você anda pela rua, dá pra sentir o cheiro do esgoto que cai no rio. As pessoas são simples, na sua maioria negros. Dá pra notar que a escola Olga é uma parte integrada da casa dos moradores. Avós, mães e filhas já estudaram lá. A roda de capoeira agrega pessoas que nem estudam lá.
Como é bom perceber que a escola é um ambiente muitíssimo importante na vida de todos!

Dia de ensaio geral e apresentação do musical Poderia Ter Sido De Outra Maneira. Desta vez estávamos todos presentes: eu, André, Maurício e Diego. Antes de começar o ensaio tivemos uma breve conversa com Ráiden. Eu queria entender melhor o que era o Olgart e o projeto Mais Educação, mas infelizmente não tivemos muito tempo. André, que chegava pela primeira vez, estava ainda mais cheio de perguntas. Ele queria entender como o Ráiden ensinava e qual era a sua metodologia. Acabamos também descobrindo que sexta feira não é suficiente para observar, pois as aulas não acontecem, somente o A.C. e o ensaio geral.

Fomos para a Igreja Universal assistir os últimos ajustes e logo depois eles se apresentaram. Pude observar o quanto é importante para as crianças estarem ali, sendo artistas e se apresentando para a comunidade, que por sinal lotou o espaço. Durante o ensaio não pude deixar de reparar novamente o desgaste vocal dos professores. Será que é preciso gritar, ou falar muito alto para conseguir a atenção dos alunos? Sei que estava perto da hora da apresentação, e que muitos eram os ajustes a serem feitos, mas ainda acho que o professor não pode abusar tanto de sua saúde vocal para conseguir dar sua aula. Acho que o volume da voz traz até um estresse no ambiente, fazendo com que a aprendizagem fique tensa. Em fim, tenho muito medo de não conseguir dominar esta situação, quando eu estiver no papel de professor.


Um comentário:

  1. Ana,
    vc escreve: "a escola Olga é uma parte integrada da casa dos moradores". Vc quer dizer que a escola é bem integrada com a comunidade?

    ResponderExcluir