quarta-feira, 5 de maio de 2010

Relato escola Santa Bárbara (29/04/2010)

Verdadeira jornada: espera pelo ônibus, tour pela cidade baixa, trekking (recomendado pelo policial do módulo) pela rua do canal (mais conhecida como “Bate-Estaca”). Até que enfim encontramos a escola Santa Bárbara, parafraseando nosso colega Simei: "Sinceramente eu não esperava encontrar em uma escola municipal tamanha organização e limpeza", de fato uma ilha de organizada e limpa em meio a uma comunidade muito pobre. De imediato fomos (eu e Ricardo) muito bem recepcionados pelo professor Maurício, era dia de visita do MEC e toda escola estava em polvorosa. Ele nos apresentou alguns professores, coordenadores, diretoria e nos mostrou a escola.

A primeira aula que assistimos foi a do 3º B, formada por vinte e poucos alunos, meninos em sua maioria e apenas três meninas. As idades vão de sete a nove anos e a turma é muito dispersa. Neste dia professor Mauricio começou a aula trabalhando uma composição para o dia das mães. O 3º A fez a primeira estrofe e os outros terceiros anos ficaram responsáveis por fazer as outras estrofes. A aula emperrou – as crianças estavam muito dispersas, em grande parte devido a presença de observadores em sala de aula e por não terem conseguido copiar todo o dever da aula anterior. O professor prontamente mudou de atividade, trabalhando agora com eles percussão corporal associado a símbolos(x, O, □,▲).

Almocei com o professor Mauricio em sua casa, onde ele me explanou sobre seu trabalho com Hinos. Trabalho realmente muito interessante de resgate da identidade cultural brasileiro-baiana, do qual pretendo descrever melhor em futuros relatórios.

Após o almoço retornamos à escola, já na entrada uma professora parecia um tanto quanto perturbada, motivo: tiros nas proximidades da escola. O professor Mauricio não me pareceu abalado, mas devo confessar que fiquei assustada.

A próxima aula foi a do 3º C, a turma trabalhou na continuidade da música das mães, dessa vez deu certo! A turma estava motivada e aos poucos, mesmo timidamente foram indicando palavras, frases, até encerrar a segunda estrofe da música. Tudo aconteceu de forma tão orgânica e rápida que ainda deu tempo de cantar a “música da preguiça”, organizar as filas pra merenda etc.

No 3º D, maioria de meninas, é incrível como elas são mais rápidas e desinibidas. Assim como no 3º C (que também têm em sua maioria meninas), tudo aconteceu de forma prática e tranqüila. Ao final da aula a música para as mamães estava pronta, a letra me impressionou! Palavras como “fascina”, rimas ricas, tudo isso bolado pelas crianças! O professor trabalhava apenas esquematizando as palavras/frases, instigando, um animador/mediador. Três turmas muito diferentes e três aulas enriquecedoras.

Bom pessoal, esse foi um brevíssimo relato do que ocorreu no meu primeiro dia na Escola Municipal Santa Bárbara

4 comentários:

  1. Ana, será que vc anotou a letra da música? Deu vontade de conhecer ...

    ResponderExcluir
  2. Lembro sim:

    " Mamãe a senhora é muito especial
    Mamãe a senhora é muito legal
    Mamãe a senhora é gentil
    Mamãe a senhora é uma flor
    Mamãe a senhora é gentil
    Mamãe a senhora é um amor

    Mamãe meu coração, Mamãe é minha paixão
    |Mamãe a senhora é bonita |
    |é uma rosa, que me fascina|2x "

    ResponderExcluir
  3. obs: 1 estrofe ficou de fora, para tornar a música mais simples para todos poderem cantar...

    ResponderExcluir