sábado, 29 de maio de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA 27 DE MAIO DE 2010

Pela primeira vez consigo chegar à escola a tempo de observar a aula do 3º ano A, entro com a aula já em curso e o educador Mauricio trabalhando com clavas e sinais sonoros, cada sinal representa uma sonoridade (Clava, palmas, batida de pés, estalo de dedo). Ele trabalha os sinais de acordo com desenvoltura da classe, a idéia é trabalhar pulsação, mas nem sempre é possível manter o pulso. A atividade se desenvolve e os educandos pedem para que nós observadores façamos a atividade, começo então a seguir o que o educador vinha fazendo – apontando os símbolos dentro de um pulso enquanto os educandos geram os sons – alterno a ordem dos símbolos (não sem reclamações), aumento e diminuo a velocidade do pulso, buscando sempre alterar a atividade dentro da idéia de levá-los a experiênciar os parâmetros do som. Terminada a atividade, todos cantam a música “O que é que quer dizer” – Vila Sésamo.
Assim que acabei de fazer a atividade de monitoria frente aos educandos, enquanto sentava na cadeira já começava uma avaliação se tinha feito a atividade de maneira musical e se realmente tinha levado os alunos a experimentar de forma musical alguns parâmetros do som. Conversei com Jessica e Mauricio após a aula e chegamos à conclusão que essa atitude de avaliação é fundamental ao educador.
Passamos então para a turma do 3º B, o educador trabalha também os sinais sonoros substituindo o estalo de dedo pelo estalo de língua. Mantém a pulsação, acelera, pede para que façamos também a atividade, tento fazer novamente como fiz no 3º ano A, alterno a pulsação entre rápido e devagar, trabalho som e silencio, e alterno a ordem dos símbolos exigindo a capacidade de concentração entre os educandos. Terminada a atividade o educador utiliza uma espécie de apito/glissando, trabalhando Grave e agudo com os educandos que se divertem com a brincadeira de se abaixar no grave e ficar em pé no agudo. Criando algumas regras no meio da brincadeira que todos respeitam e fazem cumprir. Saem em fila, não sem a reclamação de um educando sobre o fato da aula ter acabado sem cantarem a música do Vila Sésamo.
Confesso que já estou ansioso pela próxima visita!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário