sábado, 29 de maio de 2010

Relato Santa Bárbara. Quinta-feira, 27/05/2010.

Após uma semana sem visitar a escola, percebi que os alunos das turmas que estamos acompanhando sentiram falta da nossa presença. Perguntaram se iríamos dar aula para eles e quando começaríamos, ou seja, demonstraram estar gostando da idéia de estarmos atuando em sala de aula colaborando com o professor Maurício. Fiquei muito feliz com o carinho e o olhar sincero dos alunos.
O professor Maurício elaborou uma aula para as duas turmas (terceiro ano C e terceiro ano D), sendo que, faria pequenas modificações nessa aula para a turma D, mas, em suma, seria a mesma atividade.
Quando chegamos à sala do terceiro ano C, os alunos estavam um tanto desmotivados ou talvez cansados. Maurício, percebendo o desânimo da turma, começou a aula cantando a música da “Preguiça”. A letra dessa música descreve a preguiça ou esse estado de inatividade de forma descontraída, fazendo uma quebra no peso do significado dessa palavra, mostrando que tal estado é comum em alguns momentos do nosso cotidiano, mas que também naturalmente podemos sair dele com muita facilidade se focarmos a atenção em outras atividades do nosso interesse. Com essa música os alunos participaram bastante cantando e às vezes fazendo o ritmo nas carteiras, demonstrando o quanto estavam se  identificando com ela.
Após cantarem algumas músicas, o professor propôs outra atividade utilizando o desenho de vários quadrados no quadro, sendo que a cada um correpondia um son produzido pelo corpo. Ou seja: um quadrado pintado representaria palmas, um quadrado em branco o silêncio e um x bater com as clavas. Essa atividade foi desenvolvida por partes, ou seja, por filas, para que fosse possível ter uma boa observação do desempenho dos alunos.
Na turma do terceiro ano D, Maurício desenvolveu a mesma atividade, porém, acrescentando alguns elementos e substituindo outros. Nessa turma fui convidada a criar uma série para que os alunos a executassem. Pude contribuir com as aulas auxiliando também com a entrega de materiais.
Gostei muito do desempenho dos alunos nas atividades. Fiquei surpresa com a atenção que tiveram comigo durante o desenvolvimento delas, por que imaginei que como não tenho ainda essa prática em sala de aula, seria difícil não deixar transparecer a inexperiência diante de uma turma razoavelmente grande. Entendo, porém, que não dá pra tirar uma conclusão a partir dessa experiência, visto que Mauricio esteve presente, contribuindo com a ordem na sala de aula.

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