A aula do 3º ano começou um pouco atrasada, os educandos estavam muito agitados devido a uma “brincadeira” de brigar que tinha acontecido antes da nossa chegada, que resultou na quebra do armário da sala.
Devido as grandes quantidades de “olhadas pra trás” da aula passada, resolvemos (eu e Barral) sentar de frente para os educandos, cada um de um lado da sala. Já não éramos mais novidade, mas ainda assim alguns educandos nos observaram tanto ou mais do que os observamos.
A aula foi iniciada com o educador distribuindo copias da música do dia das mães composta pelos alunos da escola, logo após tocou e cantou a mesma. Pediu então para que os educandos lessem em voz alta os versos da música, a maioria dos educandos não conseguiram ler, ou “liam” acompanhando a leitura do educador. Em explicação posterior Mauricio nos revelou que por se tratar de uma turma de FLUXO, ou seja, uma turma que não corresponde efetivamente ao saberes necessários de uma turma do 3º ano, muitos alunos não estavam completamente alfabetizados, por isso a dificuldade na leitura. A música foi tocada e cantada novamente com o acompanhamento de algumas vozes sem empolgação do esducandos.
Ainda na preparação para a festa do dia das mães, o educador ensaiou a música “Tem que ser você – Victor e Léo”. Os educandos cantaram com empolgação, na verdade mais gritaram do que cantaram, o que mereceu uma orientação por parte do educador para que cantassem mais baixo. Passaram a música uma segunda vez, que foi cantada com a mesma empolgação, ainda gritando, acrescida de “percussão de cadeiras e mesas”.
A aula foi interrompida para que os educandos que participaram na “brincadeira” de briga recebessem o papel de suspensão.
Ao recomeçar a aula, o educador tocou e cantou ao violão, acompanhado por todos os educandos, a música “O que é que quer dizer – Vila Sésamo”. Todos cantaram com bastante empolgação!
Após o termino da aula conversamos um pouco com Mauricio, foi quando ele nos explicou sobre o que é uma turma de fluxo, discutindo também sobre multiculturalismo, indústria de massa, e necessidades específicas do mundo infantil.
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