quarta-feira, 5 de maio de 2010

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA DO DIA 03/05



Nós (Simei e eu) direcionamos  junto como o professor Maurício para a sala para observar as turmas. Entretanto, havia prova na turma do 4º ano e então fomos conversar com ele, que aproveitou para explicar sobre as dificuldades que um educador preocupado com a formação de pessoa tem ao tentar trazer uma nova realidade aos alunos.
“É uma concorrência desleal” ressalta ele ao falar dos problemas relativos à tentativa de educação e à “venda do produto musical” gerado pela mídia e o que ela impõe como “do povo”.
TURMA 5º ANO A
Devido à prova de geografia aplicada na aula anterior os alunos estavam todos em silêncio.
Ao iniciar a aula o professor distribui a letra da música que já havia trabalhado em aula anterior: o Hino ao 2 de Julho. O professor passou o exercício em que os alunos ouvem o playback e cantam mentalmente. Logo após esta atividade o professor fez uma análise contextual da música cantada e em seguida propus cantar as partes da música que não se repetem.
Os alunos já demonstraram mais interesse na atividade em comparação com a aula anterior. Alunos que não cantaram na aula anterior, estavam cantando o hino completo. O barulho ainda persistia, porém com intensidade menor que da última aula. Isso mostra a importância de persistir em uma atividade que muitas vezes não condiz com o contexto vivenciado pelos alunos desde que seja para expandir a sua formação cultural.
TURMA 5º ANO B
Mesma atividade aplicada ao 5º ano A. Ouvir o playback e cantar mentalmente. Esta turma, entretanto, se comportou de forma mais atenta e silenciosa que a turma anterior. A maioria dos alunos participou de forma mais intensa que na última oportunidade em que tiveram de cantar o hino. O barulho também persistiu ainda que de forma menos intensa.
Observações gerais: No momento em que a aula se tornou expositiva houve a dispersão. A segunda turma, no entanto, não se dispersou tanto quanto a primeira. Nas duas turmas, os alunos, próximo do final da aula, interromperam o assunto dado com o final do campeonato Baiano e com uma outra música do cotidiano deles. Teve um que até se levantou e dançou o “rebolation” como se fizesse parte da estrofe a dança. Isso tudo mostra como a mídia (principalmente televisiva) influencia o comportamento dentro da sala de aula.

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