quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reunião de pais...atrasado

Relatório da Reunião de pais, alunos e professores da Escola Municipal Olga Figueiredo do Vale do Matatu, comunidade da Baixa do Tubo - Brotas.

Na sexta-feira 23 de Abril de 2010, depois de uma apresentação da Orquestra Afro-sinfônica em um congresso de budistas, cheguei no Olga Figueiredo com meu instrumento e fui bem recebido por todos os presentes. Neste momento, notei que em frente havia uma igreja Universal do Reino de Deus.

Em minha opinião, a reunião de professores, pais e alunos é muito importante para a integração da escola com as famílias e a comunidade. No início, pude perceber que com intenção de manter os alunos mais tempo na escola ou até mesmo em tempo integral, o projeto Mais Educação oferece atividades como: capoeira, música, dança e teatro, além de, reforço escolar e informática. As atividades de música, dança e teatro em especial são desenvolvidas pelo projeto Orgart que funciona dentro da escola e que em geral culmina na apresentação de um grande espetáculo, onde essa três atividades se encontram simultaneamente.

Muitas dessas apresentações já aconteceram em teatros da cidade a exemplo do Teatro dos Correios. Quando membros dessa comunidade, onde está inserida a escola, não podem ir até ao teatro, esse mesmo evento acontece no espaço da igreja citada anteriormente.

Esse contato com atividades artístico-culturais promove nos alunos o desenvolvimento da criatividade, motivação, sensibilidade etc. Ademais, melhora o rendimento em outras disciplinas.

A participação dos alunos no projeto Olgart é feita através de uma seleção, cujo critério é aptidão nas três áreas trabalha por este. E neste dia, por exemplo, os pais receberam mais informações sobre o projeto e assinaram o termo de responsabilidade de seus filhos.

No meu entender, a escola está situada num local de fácil acesso, porém numa rua muito barulhenta, que acredito perturbe a aula tanto aluno quanto professor, pelo menos assim pude perceber no momento de minha presença.

Quanto à igreja, acredito que esta no momento de suas atividades perturbe a escola. No entanto, fica disponível para as apresentações dos alunos da escola, fato que me leva a pensar que a relação entre estas seja agradável, mas, com que tipo de objetivos?

Sendo assim, para finalizar o texto gostaria de frisar a importância da presença dos pais na escola, uma vez que, no meu entender, o bom desenvolver da escola é construído com a participação de pais, professores e alunos. Enfim, dos membros da comunidade, pois sonho que se sonha junto torna-se realidade! Juntos numa melhor formação continuada de todos, para todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário