sábado, 8 de maio de 2010

Relatório de visita a escola Santa Bárbara 06-05-2010

A escola Santa Bárbara essa semana estava em clima de preparação para a festa do dia das mães que acontecerá no dia sete de maio, a sexta-feira.
O professor Mauricio começou a aula na turma do terceiro ano tocando uma das músicas que foi escolhida pelos professores para fazer parte da homenagem ao dia das mães. Com essa música, percebia-se uma identificação geral por parte da maioria das turmas (turmas do terceiro ano e segundo) que observei, pois o gosto musical dos alunos estava bem representado através dela, ou seja, sendo explícito na participação espontânea e no prazer em demonstrar o desenvolvimento musical por meio da mesma.
A turma do segundo ano, embora sendo composta por alunos mais novos, demonstraram a princípio mais concentração diante das atividades propostas. A evolução de uma aula para outra era claramente percebida; os alunos já estavam identificando bem os sons curtos e longos, assim como a sua altura. Essa identificação se dava a partir de exemplos como o telefone em comunicação (o barulho do telefone ocupado) representando o som curto, o telefone “chamando”, representando o som longo, ilustrando no quadro esses dois exemplos respectivamente, por tracinhos pequenos e tracinhos longos.
A abordagem lúdica para o assunto “som grave e som agudo”, através da brincadeira do “vivo, morto” (vivo: ficar em pé = som agudo; morto: ficar de cócoras = som grave), associando o movimento corporal à altura dos sons, contribuiu muito para o entendimento do assunto, pois os alunos demonstraram segurança através da brincadeira na identificação desses elementos.
Nessa semana pude perceber o quanto é importante trabalhar com músicas que fazem parte do contexto social dos alunos. É um meio facilitador para a aquisição da prática musical e também para exemplificação de conteúdos sem o peso das diversas teorias que permeiam o campo musical, podendo ser o alicerce para mais adiante poder apresentá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário