Quando chegamos à escola, o professor Maurício estava encerrando suas atividades na turma do 3ºA, toda turma cantava a “música para mamãe” com empenho e vivacidade.
3º B
A aula começou atrasada, motivo: alguns alunos “brincavam de brigar” e no empurra-empurrra acabaram se batendo no armário, fazendo com que o mesmo fosse arrombado. Resultado: suspensão e advertência para seis meninos! Um deles que estava sentado ao meu lado chorou durante quase toda aula.
Esta semana adotamos outra estratégia, Ricardo se sentou num dos lados da sala e eu no outro, de forma que os alunos não ficassem o tempo todo olhando para trás.
A Primeira atividade do dia foi ensaiar a composição nos terceiros anos “para a mamãe”. Alguns cantavam, outros gritavam, outros fingiam que a aula nem tinha começado. Depois foram solicitados para que lessem a letra da música, 3 ou 4 conseguiram ler. A grande maioria realmente não sabia ler. Alguns instantes depois, Maurício nos explicou que essa é uma turma de FLUXO (que já foi explicado por nosso colega RICADO). Foram solicitados para cantar, dessa vez quase todos cantavam, mas ainda sem muito desinteressados.
A segunda atividade foi ensaiar a música que todos alunos cantariam na apresentação do dia das mães (Tem que ser você – Victor e Léo). Mostraram-se bem dispostos, mas muitos mais gritavam do que cantavam. Da segunda vez cantaram melhor, mas ainda sim com muitas brincadeiras e “batuques” nas carteiras.
A terceira atividade, já nos últimos 5 minutos de aula, foi cantar a música “como é que escreve...” do Vila Sésamo. Cantaram sozinhos com desenvoltura, esta canção está sendo trabalhada com a turma à algum tempo.
3º C
A primeira atividade foi ensaiar a música que todos alunos cantariam na apresentação do dia das mães (Tem que ser você – Victor e Léo). O resultado foi parecido com o do 3º B, mas eles se mostraram mais musicais e menos agressivos.
Segunda atividade: ensaiar a composição nos terceiros anos “para a mamãe”. No começo estavam tímidos, mas aos poucos foram ficando desinibidos. Foram solicitados para ler a letra da música e o fizeram sem grandes problemas. O professor escolheu duas meninas para cantarem na frente da sala (e uma terceira se escalou para a tarefa). No início tímidas (menos a terceira figura) e depois desinibidas, cantaram muito fofinho (posso colocar “fofinho” no relatório?!).
A terceira atividade foi cantar a música da preguiça. Motivo: um dos alunos disse que as meninas (menos a terceira...) estavam com preguiça, o professor aproveitou a deixa e trabalhou essa música com eles. Cantaram a plenos pulmões, duvido que a preguiça volte (rsrs).
Repetiram a música “para a mamãe”, cantaram muito bem!
3º D
A aula foi muito parecida com o 3º C. A primeira e a segunda atividades foram iguais e com resultados bem parecidos, mas desta vez o professor não escolheu ninguém para cantar na frente da turma.
A terceira atividade foi a música “A maré”, cantada associando palavras a movimentos corporais. Trabalharam também a dinâmica na música.
2º Ano
Iniciaram a aula com a música do Galo (nesta canção o professor conta que o galo machucou alguma parte do corpo – pata, asa, crista – e quando repete não fala a tal parte, só os alunos).
Logo após esse aquecimento o professor retoma a atividade que trabalhou no ultima aula: som curto e som longo. Ele cria uma história: “Zezinho que é muito amigo do galo fica triste ao ver o bichinho todo machucado, então ele faz o quê? Liga pro veterinário! Mas quando ele liga da primeira vez dá ocupado (som curto) e da segunda vez o telefone chama (som longo)”. Associado a isso ele começa a explicar o conceito de agudo/grave e faz um jogo na sala: ele solicita que 5 alunos fiquem de pé, e com a flauta de êmbolo brinca de “morto(som grave) – vivo(som agudo)”. E segue sucessivamente até que todos tenham vivenciado a brincadeira.
A terceira atividade é ensaiar “tem que ser você – Victor e Léo” ara a apresentação das mães. Tarefa cumprida sem grandes dificuldades.
A ultima atividade, nos últimos 5 minutos de aula, é a música “vagalume”. Ora associa o andamento a movimentos corporais ora desagrega, criando uma parte contrastante. É a primeira vez que a música é trabalhada em sala, mas todos pegam a letra e os movimentos muito rápido.
Aula tranqüila e sem problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário