segunda-feira, 6 de junho de 2011

Relato Santa Bárbara dia 02/06

3º ano C

Quando cheguei a professora estava trabalhando a música “sopa” do Palavra Cantada. Maurício colocou a música no amplificador para os meninos ouvirem melhor. Logo depois perguntou uma música que eles queriam cantar e a escolhida foi “Preguiça”. Na parte B da música Maurício tocou em arrocha e os meninos começaram a se balançar na cadeira.

Em seguida ele colocou outra parte da música “Oito Anos” para eles escutarem e reconhecerem a letra. Como eu e Ísis sentamos no fundo da sala desta vez percebi que é realmente mais difícil de entender o que a cantora canta – da última vez sentei perto do amplificador.

Maurício então colocou uma música na voz de Arnaldo Antunes e logo depois outra com Tulipa Ruiz. Parou e pontuou o interesse dele em entender o porque das criannças trocarem as palavras que elas acabaram de escutar. “Mora um pessegueiro” virou Mar não tem segredo”. Com certeza da pra achar algo sobre o assunto por ai...

4º ano A

A aula atrasou um pouco porque Maurício teve que imprimir um material. Quando chegamos na sala eu e Ísis cortamos as letras da música impressa de Tulipa Ruiz. Maurício colocou rapidamente a mesma música de Arnaldo Antunes da aula anterior e depois fez uma roda e os meninos marcaram os tempos da música com os pés e foram circulando com a roda. Como a atividade foi ficando meio caótica Maurício parou e fez com apenas dois alunos a coreografia na frente.

Após um tempo reclamando com uns três alunos ele apresentou a música “A Ordem da Árvores”. Distribuímos as letras e todos leram em voz alta. Em seguida a música foi tocada e a aula acabou.

5º ano A

A aula também começou atrasada porque a professora demorou de liberar os alunos. Maurício tocou “Fome Come” uma vez e mandou todos sentarem em uma roda – inclusive eu. Ele distribuiu vários copos, sempre passando com um movimento que se usa pra tocar a música. Cada um passava para o próximo ao lado até que todos ficassem com copos. Depois colocou mais um movimento pra ir complicando até chegar – imagino eu – aos movimentos da música. A atividade funcionou bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário