quinta-feira, 2 de junho de 2011

Relato de atividades na Carmelitana, 27 de maio de 2011

Chegando à escola já encontrei Ângela desenvolvendo uma atividade rítmica com a turma. Os alunos estavam bastante concentrados e conseguiram desenvolver a atividade sem muitas dificuldades.

Desesenvolvimento da atividade:
Foram distribuídas uma duas folhas de oficio com o texto rítmico.



Terminado essa atividade o professor Davi assume a turma e aplica outra atividade rítmica. Passa um padrão rítmico para os alunos e pede que eles batam na mesa apenas a pulsação. Ao mesmo tempo pede que eles pronunciem a palavra “nesta sala tem alunos” e tentem identificar a silaba curta e a sílaba longa. Em seguida expõe no quadro as figuras curta (colcheia) e a figura longa (semínima). E pede que os alunos associem o som encontrado as figuras expostas no quadro.

A frase "nesta sala tem alunos” ficou ritmicamente assim:

Ta – ta – ta – ta – ta – ta – taa (seis colcheias e uma semínima)


A frase “Nesta sala tem pão” ficou ritmicamente assim:

Ta – ta – ta – ta – taa – taa (quatro colcheias e duas semínimas)


Convida um aluno, voluntario, para ir ao quadro para escrever no quadro o entendido.


O professor usou duas palavras novas para que os alunos identificassem o som curto e longo:


Pão - Leite


Para a palavra pão (taa) - uma semínima


Para a palavra leite (lei-te: ta - ta) – duas colcheias

Os alunos conseguem identificar com facilidade os sons e associar as figuras musicais.


O professor também fez um trabalho de gramática explicando a diferença entre a palavra esse – essa e este – esta. Fala que se trata de pronome demonstrativo.


Eeste/esta = quando está + perto do falante

Esse/essa = quando está distante do falante


E exemplifica:

· Exemplos de esse (ou essa):


1- esse carro (quando se refere a um carro de outra pessoa, que está na sua frente);


- esse caderno (quando o caderno está na mão de uma pessoa que está na sua frente);


· Exemplos de este (ou esta):


- este carro (quando se refere ao seu carro, que você está dentro dele)


2- este caderno (quando o caderno está na sua mão)


O professor Davi pede que os alunos peguem a letra do Hino a 2 de Julho e pede que todos fiquem de pé para cantar.


Em seguida faz a chamada e pede logo depois, leva os alunos para sala de aula.


Ângela foi bastante objetiva durante o desenvolvimento da atividade, isso favoreceu a atenção dos alunos e uma resposta positiva no final do trabalho.


Ricardo não pode estar presente neste dia por questão de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário