Devido à chuva cheguei atrasado à escola Carmelitana. Davi já estava em sala com uma turma mista (2º, 3º, 4º e 5º ano) do Programa Mais educação. Assim que cheguei ele me informou que a escola havia sido selecionada para o desfile do dois de julho. No quadro estava desenhada a disposição do desfile e Davi pediu minha ajuda para selecionar os que tinham mais facilidades com ritmos para participarem da banda rítmica.
De pronto comecei a tocar a célula dos bumbos do Samba Reagge e Davi coordenou um ensaio de “marcha” e movimentação de filas sobre o pulso do que eu estava tocando. Também foi utilizada repetição de padrões rítmicos com as clavas e o grito de guerra CARMELITANA.
Os educandos estavam bem envolvidos com a atividade, mas deve-se ressaltar que eram alunos do Programa Mais educação, ou seja, crianças selecionadas por terem bom comportamento e facilidade de aprendizado.
Vale lembrar também que como não havia planejado a aula fui pego de surpresa e desenvolvi as atividades enquanto a aula transcorria. Pedi que os educandos tocassem outra célula do Samba Reagge (instrumentos agudos da percussão, repique, etc.) com as clavas enquanto tocava a célula dos bumbos no atabaque, depois inverti, eles tocavam a célula dos bumbos com a clava e eu tocava a célula aguda com o atabaque. Novamente tivemos ampla participação dos educandos com alguns poucos apresentando dificuldade em realizar os ritmos (a repetição com a voz, antes de utilizar o instrumento ajudou bastante na apreensão das células).
A partir daí fui criando variações, enquanto todos marcavam o pulso, um educando realizava as células rítmicas aprendidas, todos realizaram as células alguns com mais facilidade outros não. Nesse momento já realizava a avaliação dos que podiam participar ou não da banda rítmica.
Coloquei-os em duas filas uma de frente pra outra, e cada dupla realizava as células aprendidas (um realizava a dos bumbos e o outro a do repique, depois trocavam), depois cada fila realizava uma célula diferente como foi realizado entre as duplas. Nesse momento percebemos que como o timbre das clavas era igual não dava pra diferenciar os dois ritmos, aproveitei para conceituar timbre e ensinar a palma concha (mais grave) para a realização da célula dos bumbos.
Em todas essas atividades ensaiamos como caminhar dentro do pulso e realizar manobras de meia volta, sem esquecer do grito de guerra, um, dois, três... CARMELITANA!
P.s. – Na saída ainda pedi que pesquisassem na internet sobre o Samba Reagge!
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