3º Ano
O professor Maurício iniciou tocando no violão a música "o que é que esta escrito na capa do gibí?" para ver se os alunos reconheciam a música. Alguns reconheceram. Maurício então escreveu no quadro as palavras do final de cada frase da música para começar a atividade. As palavras eram as seguintes:
Gibí Avião
Aqui Chão
Céu Lambreta
Carrossel Borboleta
Ele então perguntou aos alunos o que essas palavras tinham em comum e alguns responderam que tinha a rima em comum. Logo, Maurício pediu de fileira em fileira que cada um dissesse outra palavra que rimasse com a palavra pedida. A turma ficou empolgada: eles gostaram da atividade.
Em seguida, Maurício colocou o cd para tocar a mesma música para que as crianças percebessem quando era para bater palmas acompanhando a música. Esta parte da atividade foi interessante porque Maurício pediu que eles batessem palmas com o ritmo que era anacruse: as crianças reproduziam corretamente quando eram acompanhadas pelo som, mas quando Maurício tocava no violão, elas não conseguiam identificar a hora de bater as palmas e precisaram da ajuda de Sapoti para identificarem. Elas ainda não tinham se apropriado da música. As atividades foram interrompidas algumas vezes por causa de alguns alunos que estavam se comportando mal e isso atrapalhou um pouco o processo de apredizagem dos outros que queriam fazer a aula.
Nessa atividade foi trabalhado as rimas das palavras e o ritmo que era anacruse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário