Grupo Cinco
Na primeira atividade desenvolvida com a turma, foi utilizado pelo professor Maurício o livro de José Teles e Ruy Domingues “Os sons dos bichos”.Com o objetivo de que todos os alunos percebessem os diferentes sons dos bichos, Maurício começou a contar a historinha desse livro e quando era falado o nome do animal, as crianças reproduziam o som desse animal. Tem uma parte bem interessante da história que diz que peixe nasceu mudo e Maurício perguntou aos alunos se o peixe falava (a resposta foi um unânime NÃO)e se dentro da água eles ouviriam algum som feito pelo peixe e logo uma aluna imitou o som do peixinho soltando bolhas dentro d’água. Os alunos estavam envolvidos com a história e reproduzindo o som de cada bichinho e no final Maurício mostrou aos alunos a ilustração do livro e eles a identificaram todos os animais.A segunda atividade o professor tocou no violão a música “peixinho vermelho” e as crianças já identificam o tempo de entrar na música. Elas cantaram a música toda e na segunda vez, Maurício pediu que elas cantassem a música trocando a letra pelo som do animal que ele iria falando exemplo: cachorro ( au, au, au), gato ( miau, miau, miau) e assim por diante.
Em seguida, Maurício pediu que as crianças fizessem a roda da amizade ( eles gostam muito de fazer essa roda) para cantar a música de apresentação do nome para que o professor Itto pudesse conhecer os alunos pois ele ainda não tinha sido apresentado. A rodinha foi feita, todos cantaram e foi uma festa só. ainda na rodinha Maurício tocou a música “ a fazendinha do mestre Zé” para que as criança reproduzissem o som do animal que ele encontrava na loja. Teve uma hora que Maurício precisou sair da sala e pediu que eu cantasse com as crianças, então pedi a Itto que tocasse e eu ia cantando com eles e falando o nome do animal que eles teriam que imitar.achei que a sala viraria uma bagunça mas, eles participaram e quando o meu repertório de animais estava se esgotando, Maurício chegou para continuar. No ultimo momento da aula, Maurício apresentou um pequeno vídeo que mostrava alguns instrumentos musicais e seus sons para que os alunos identificassen o instrumento que já conhecia e passasem a conhecer os desconhecidos. Todos os alunos gostaram do vídeo e até repetiam junto com o vídeo o nome dos instrumentos.
1° Ano
Chegamos na sala do 1º ano e nos deparamos com uma decoração para as festas juninas. Mauricio iniciou a aula ouvindo a turma cantando a música que eles aprenderam para o são João, depois Maurício fez o acompanhamento com o violão. Em seguida, o professor tocou a música ”a lojinha do mestre André” onde os alunos reproduziam o som dos instrumentos que Maurício encontrava na loja. no segundo momento das atividades Maurício pediu que todos prestassem muita atenção para a hora do ouvido pios, ele pretendia trabalhar a percepção dos alunos com uma história do DUO RODA PIÃO – duas histórias. Eram duas histórias contadas como cânones, a historia do gato e do rato e Maurício perguntava o que acontecia nas duas histórias e as crianças tinha que perceber os fatos ocorridos nessas histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário