Toda esta semana estivemos eu e Tiago muito ligados e até um pouco ansiosos em relação a preparação da festa do Carmelitana, com uma expectativa de que tudo acontecesse da melhor forma para todos os envolvidos e principalmente para as crianças. Passei na quarta-feira dia 15 na escola, para ver ainda o que precisava ser feito, no que poderia colaborar e saber mais sobre a programação da sexta-feira, conversamos eu,Tiago, os professores Davi e Cristiane e Letícia a diretora sobre esses detalhes.
Na sexta-feira, ao enfrentar um tempo chuvoso um pouco antes de chegar na escola, imaginei que talvez a programação inicial pudesse ser alterada mas a chuva deu uma trégua. Os alunos estavam bem animados e concentrados fazendo um último ensaio da quadrilha dentro da escola, ao chegar eu e Tiago falamos nos certificamos do que deveríamos fazer e quando o zabumbeiro Anderson chegou fomos passar o som no palco que estava montado do lado de fora da escola, enquanto os professores e alunos foram se organizando para iniciar o cortejo. O cortejo aconteceu por algumas ruas do Uruguai perto da escola anunciando e ao mesmo tempo chamando a comunidade para o que estava acontecendo. Cortejo iniciado, som ok, ficamos esperando a chegada de todos no local onde aconteceria toda a festa.
No início das apresentações a professora Letícia agradeceu a comunidade e a todos os envolvidos e passou a palavra para a professora Cristiane que apresentou a coroação do casal Rainha do milho e Rei do amendoim que seriam escolhidos num rápido concurso de dança. Enquanto tocamos e cantamos, os casais dançaram animados e o público escolheu, em seguida começaram as apresentações que foram todas muito bonitas, entre elas destaco a encenação da música “A resposta da Mariquinha” que um casal de alunos interpretaram de forma bem divertida e muito envolvidos com o que estavam fazendo. Após as apresentações ensaiadas com som mecânico, houve um momento para que a líder comunitária D. Raimunda e Sr. Suíca, deram uma palavra de valorização e motivação à comunidade. Após os discursos, voltamos a tocar e os professores de dança do Projeto Mais Educação coordenaram uma quadrilha muito animada que foi finalizada guiando os alunos de volta à escola. Dentro da escola enquanto lanchavam as comidas típicas do período junino, os alunos participaram de um pequeno sorteio de alguns brindes. O que mais achei interessante foi o fato das crianças realmente estarem envolvidas no processo e estarem gostando de participar das apresentações, acredito que a escola conseguiu um equilíbrio entre a vontade de mostrar a qualidade do que esta sendo feito na escola para a comunidade e agradar também a criançada.
Despedidos os alunos para suas casas, nos reunimos com os professores da escola para um momento de descontração acompanhado de um bom lanche típico desta época e desfrutando da sensação de mais um trabalho bem realizado. Saímos da escola eu, Tiago e André por volta das 19hs.
Você só esqueceu de citar uma coisa: "Café, coca-cola ou tubaína...". Bebemos ou não?! kkk
ResponderExcluirGrande abraço ;D