quinta-feira, 9 de junho de 2011

Relato Escola Santa Bárbara - 07/06/2011

Hoje na Escola Santa Bárbara não houve aula para as primeiras turmas devido a reunião com os pais. Ao chegar acompanhei a reunião da turma do pré com a Prof. Livia. A reunião contou com a participação de apenas nove mães e nenhum pai: é curioso observar que realmente no modelo de família predominante ainda é a mulher que acaba se responsabilizando mais diretamente pela educação escolar dos filhos.
A reunião iniciou com a profa. Lívia chamando a atenção das mãe para a importância das crianças cumprirem o horário da escola e evitarem as faltas freqüentes, pois atrapalham o seu processo de desenvolvimento.
O ponto seguinte foi referente à higiene pessoal. Ela pediu para que tivessem mais atenção com a higiene de seus filhos, pois, segundo ela, algumas crianças chegam na escola sem tomar banho após ter urinado na cama durante a noite.  Outro assunto abordado foi o problema dos piolhos, orientando elas a passar vinagre e pente fino, caso não tivessem condição de comprar remédios, antes de vir para a escola.
Logo em seguida a professora conversou com as mães para que elas tomassem mais cuidado com seus filhos, no que eles estão vendo na TV, na internet, com as companhias que andam na rua e principalmente com o que dizem ou fazem na presença dos filhos. Deixou claro que as crianças sempre contam na escola o que se passa em casa.
Outro aspecto abordado foi o acompanhamento e auxílio com as tarefas de casa, deixando claro que elas não fizessem por eles.

Terminadas estas orientações ela entrou no mérito da festa de São João: ficou definido que cada criança deverá levar um prato de comida típica, mas caso não possam não devem deixar de comparecer à festa que acontecerá no dia 16/06. Após os acertos da festa foi apresentado para as mães o novo Portfólio, uma pasta em que estará arquivada toda a produção escolar de cada criança e que servirá como instrumento de avaliação adotado pela Secretaria de Educação.

Houve perto do final a participação da coordenadora Ana Rita que conversou com as mães presentes sobre a responsabilidade da família com relação à vida escolar de seus filhos. A professora Lívia conversou individualmente com cada mãe a respeito dos problemas individuais das crianças. Quando terminou ela leu uma linda mensagem para todos: “... não há saber melhor do que o outro e sim saberes diferentes” assim convidando as mães para tornarem – se mais presentes na escola trocando conhecimentos.

No momento da reunião em que foram tratados os problemas de cada criança individualmente chamou minha atenção a colocação de uma das mães que pediu a professora para que botasse mais seu filho de castigo pois ele tinha muito medo disso: ele via constantemente seu irmão maior ficar por dias de castigo sem sair de casa e assim ele “ ficaria uma seda ”. Para mim foi realmente intrigante ver uma mãe fazer um pedido desse, provocando várias questões:
- Como nós que estamos engajados num programa como o Pibid podemos contribuir mais efetivamente para uma reflexão nessas escolas acerca de inúmeros aspectos pedagógicos equivocados que ainda se encontram enraizados em suas práticas?
- Como podemos estabelecer concretamente essa permuta entre os saberes que adquirimos na universidade com aqueles provenientes da realidade encontrada nas escolas?
- Observamos a rotina dessas escolas, discutimos entre nós mas como podemos fazer para que nossa prática reverbere mais efetivamente nesses ambientes escolares?

Enfim fica a sugestão para refletirmos um pouco mais sobre essa questão.
A única aula que acabamos por acompanhar foi a da turma do 3º ano. A turma estava bastante agitada e trabalhamos com a música do Gibi que já havia sido trabalhada algumas aulas atrás, sendo que agora os objetivos eram outros. Desta vez a atenção estava voltada para as rimas contidas na letra da música. Procuramos palavras que rimassem com as palavras da música e depois fizemos uma atividade com ritmoa  partir de uma célula rítmica contida na música.

3 comentários:

  1. Sapoti,

    os questionamentos que vc coloca são super pertinentes.

    Estava até pensando se não seria interessante começar a fazer nossas reuniões itinerantes, ou seja, algumas reuniões ficariam na Emus e outras específicas para discussão de textos, iniciação à pesquisa ou outros temas nas escolas Santa Bárbara ou Carmelitana. Tiraríamos assim a centralidade da Escola de Música para criar novas possibilidades de discussão in loco.
    O que vcs acham??

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  2. Muito legal o seu relato e as reflexões derivadas! É isso ai!!

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  3. Difusão do conhecimento... Gostei dessa idéia!

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