quinta-feira, 9 de junho de 2011

Relato Santa Bárbara dia 09/06

3º ano B

A aula começou com Maurício tocando “O que é que tá escrito?”. Ao terminar escreveu no quadro as últimas palavras das frases para mostrar como rimavam. Na verdade perguntou sobre a semelhança dos sons. Escreveu no quadro a palavra “parede” e recebeu como rima “rede, peixe, cacete, banquete, tapete...” Aqui acho que seria interessante apresentar um cordel para eles. Eles tiveram – de maneira geral – um pouco de dificuldade com essa atividade. Na hora de buscar uma palavra parecida eles pensavam em relação ao significado e não em relação ao som, então quando foi pedida uma palavra parecida com “parede” as recebidas foram “lâmpada, madeira, tijolo...”.

Maurício em seguida colocou uma música que falava lugares de Portugal. Parou no meio e repetiu a letra mas mudando os lugares para Massaranduba, Rua Direta, Ribeira, Uruguai. Nessa atividade os meninos participaram.


3º ano

Maurício começou tocando a mesma “O que é que tá escrito?” e os meninos mostraram conhecer melhor a letra. Depois ele colocou a música no amplificador e perguntou os instrumentos que tocavam. A percepção dessa turma é um pouco melhor que a da anterior – deu pra ele fazer um trabalho de percepção rítmica com os meninos, perguntando o número de palmas e as batidas na caixa da bateria. Quando ele pediu para os meninos acompanharem as palmas, a maioria bateu junto com a caixa da bateria, que estava na cabeça do tempo. Eles ficam bem ansiosos e ainda estão desenvolvendo a coordenação motora. A grande solução foi colocar os pés para fazerem as batidas da caixa (duas colcheias no segundo tempo do compasso) e as palmas acompanhando o cd (duas colcheias, uma no contratempo do terceiro tempo e outra na cabeça do quarto).

A turma respondeu muito bem e a aula rendeu.


Não houve aula nos 4º e 5º anos por conta da reunião de pais.

3 comentários:

  1. Pedro,

    vc participou da reunião com os pais?
    Se sim, por favor, relate o que aconteceu, quais aspectos foram evidenciados e as reações das mães/pais.

    Se vc não participou ... foi uma pena, pois perdeu um momento interessante para conhecer as pessoas referências das crianças ...
    Sapoti fez um relato muito legal da reunião dos pais ...

    Mande notícias ...

    ResponderExcluir
  2. Como a reunião dos quarto e quinto anos aconteceu durante as aulas dos terceiros não me toquei que poderia ter assistido já que fui fazer a observação das aulas. Quando as aulas dos terceiros anos acabaram as professoras falavam individualmente com as mães e não cabia qualquer observação minha naquele momento...

    Imagino o quanto teria sido interessante, especialmente pela faixa etária dos meninos...

    ResponderExcluir
  3. Explicado ...
    Mas fiquem atentos e não percam estes momentos, pois é nestas horas que vcs aos poucos conseguem entender melhor o modo de ser das crianças ...

    ResponderExcluir