quarta-feira, 15 de junho de 2011

Observações PIBID
Escola Estadual Santa Bárbara
Professor orientador: Maurício Dória
Bolsista: Isis Carla Matos Cardoso

Observações do dia 19/05/11

Turma: 3º ano B
Quando cheguei, a aula já estava no final, mas o que pude observar foi que o professor estava desenvolvendo com a turma uma atividade utilizando os sons das palavras da seguinte forma: a partir de uma palavra, que o professor escreveu no quadro, os alunos tinham que encontrar outras palavras que rimassem com esta e antes de começar esta atividade o professor tocou no aparelho de som a música “oito anos”, que é a música de trabalho desta turma, e fez com que a turma se prendesse às rimas que têm na música e então o professor propôs outra palavra que não tem na música e aí a turma conseguiu desenvolver a atividade e chegar ao objetivo. A final foi feita uma audição com a música “Oito anos”.
Turma: 3º ano C
O professor iniciou a aula tocando violão para a turma cantar. Eles cantaram quatro músicas e ao final desta atividade o professor pediu para que todos ficassem de pé e, de acordo com a variação de dinâmica que o professor fazia no violão, os alunos iam executando os movimentos corporais de abaixar e levantar. Em seguida foi formada uma roda em volta das cadeiras que o professor organizou da seguinte forma (muito interessante e funcional!): as crianças que estavam sentadas nas carteiras das extremidades levantaram e formaram uma fila no corredor, ficando cada uma ao lado de sua carteira, e os alunos que estavam sentados nas carteiras do meio foram divididos em dois grupos, sendo um grupo formando uma fileira na frente das carteiras e o outro grupo formando uma fileira no fundo das carteiras formando assim um grande quadrado, depois o professor pediu para que todos dessem as mãos para enfim formarem uma roda (sucesso total!). A partir desta roda o professor desenvolveu um jogo para estimular a memória dos alunos pedindo para que estes falassem cada um em seu momento, seguindo uma seqüência que faz parte da música “criança não trabalha”, isto em um sentido da roda e depois trocando o sentido fazendo, assim, com que as crianças tivessem que memorizar duas palavras diferentes. Percebi que eles têm mais dificuldades em memorizar as palavras por causa da falta de atenção. Acho que quando utilizamos a estratégia de “quem errar sai” a atenção aumenta. Depois todos sentaram nas carteiras e o professor tocou no som a música “oito anos” e à medida que a música ia tocando o professor foi pausando em vários momentos e pediu para que os alunos dissessem qual seria a frase seguinte da música a partir daquela pausa, estimulando assim o uso da memória e atenção. Para finalizar a aula a turma fez uma audição com a música “Criança não trabalha”.
Turma: 4º ano A
O professor iniciou a aula tocando no violão a música “Arre! burrinho” utilizando o nome dos bairros da Cidade Baixa para que os alunos rimassem. Ex.: Arre! Burrinho que vai pro Bomfim, carregadinho de... (a turma tinha de falar o nome de algo que rimasse com Bomfim). O professor teve de parar a atividade, pois a turma estava muito agitada e então passou para outra atividade depois de dar um sermão na turma quando todos ficaram quietos. O professor tocou uma música para a turma cantar e logo depois teve de finalizar a aula, pois estava impossível continuar por causa do mau comportamento da turma.
Turma: 5º ano A
O professor iniciou a aula com a mesma atividade da aula anterior sendo que com esta turma foi possível desenvolver com mais tranqüilidade. Quando o professor pediu para que cada um falasse uma rima enquanto os outros ficavam calados foi difícil manter a atenção e a turma começou a dispersar, mas ainda assim foi possível desenvolver a atividade que durou quase toda a aula. A capacidade que o professor Maurício tem de manter o controle da situação, mesmo quando a turma encontra-se agitada, é impressionante. Depois a turma fez audição com a música “fome come”. Depois a aula foi finalizada.

Observações do dia 02/05/11

Turma: 3º ano B
A aula foi iniciada com uma audição de duas músicas desconhecidas da turma e logo depois o professor pediu para que os alunos dissessem o que haviam entendido da letra das músicas. Os alunos às vezes reproduzem uma frase da música corretamente e outras vezes reproduzem algumas frases de forma distorcida, geralmente como eles entendem a frase. Neste caso, eles acabam criando frases com sonoridades parecidas. Depois o professor tocou no violão e cantou “O que é que está escrito”, uma música que esta turma ainda não conhece, e então eles tiveram dificuldade para aceitar esta nova música por não conhecerem, e então começaram a justificar a não aceitação (uns diziam que a música é feia, outros diziam que não tinham entendido nada, dentre outros comentários). Se a letra da música fosse escrita no quadro ou distribuída para a turma para que eles acompanhassem a canção, talvez a aceitação fosse maior. Depois pediram para que o professor tocasse uma música que eles já conhecem para poder cantar e então o professor tocou duas músicas e eles cantaram com muita empolgação e a aula foi finalizada com estas duas músicas.
Turma: 3º ano C
Quando entramos na sala a professora estava fazendo uma audição com a turma da música “O que tem na sopa do neném” e pediu para Maurício realizar uma atividade com a turma utilizando esta música e então ele fez mais uma audição desta música com a turma que cantou e batucou enquanto ouvia. Em seguida Maurício tocou no violão a música da preguiça, que eles conhecem bem, e os alunos cantaram, batucaram e dançaram. Depois o professor tocou no som a música “oito anos” e continuou com a atividade de identificação da letra da música iniciada em aulas anteriores. Depois o professor tocou no som uma música desconhecida da turma e chamou atenção para a atenção. O professor contatou que o entendimento das palavras tem que ver com a significância. O que não tem significado algum pra eles se torna mais difícil o entendimento. Para finalizar a aula foi feita audição com duas músicas: “o que tem na sopa do neném” e “O que é que está escrito”. Essa turma teve uma aceitação melhor em relação às novas músicas.
Turma: 4º ano A
No início desta aula foi feita uma audição e o professor pediu para os alunos marcarem o pulso batendo os pés no chão, depois foi formada uma roda para que todos continuassem a atividade marcando o pulso da música com os pés e andando em círculo. Neste momento o professor tentou fazer uma variação de movimento, mas não teve sucesso. A turma estava muito dispersa e o professor teve de alterar o tom de voz para chamar a atenção da mesma. Todos sentaram e foram distribuídos papeis com a letra da música “A ordem das árvores” para que todos cantassem ao mesmo tempo em que esta fora tocada no som. A aula foi finalizada com a audição desta música depois de serem recolhidos os papeis com a letra.

Observações do dia 09/06/11

Turma: 3º ano B
A aula foi iniciada com a canção “O que é que está escrito” com o professor tocando ao violão para todos cantarem. Muitos alunos ainda ficam só observando, talvez seja porque ainda não tenham assimilado a música. Em seguida o professor escreveu no quadro as palavras que estão no final das frases e chamou a atenção para as rimas (gibi-aqui / céu-carrossel / avião-chão / lambreta-borboleta) e então pediu para cada aluno falar uma palavra, diferente da música, que rimasse com cada palavra escrita no quadro. Poucos conseguiram acertar a rima. Eles pensam mais no antônimo da palavra, por exemplo: gibi-revista. Percebi que este tipo de atividade, onde todos têm de fazer silêncio enquanto um aluno responde à pergunta feita, provoca uma ansiedade muito grande na turma e eles ficam respondendo as perguntas atrapalhando que deveria responder. Depois o professor fez audição com a música do burrinho e então continuou com a atividade de rimas. Dessa vez foi mais difícil encontrar palavras que rimassem. Para finalizar, a turma fez audição com a música “O que é que está escrito”.
Turma: 3º ano C
O início desta aula foi igual ao da aula anterior, depois o professor fez uma audição com a turma da música “o que é que está escrito” e em seguida pediu para os alunos identificarem os instrumentos utilizados na música. Um dos alunos identificou o som das palmas e então o professor seguiu com uma atividade para trabalhar ritmo: 1º os alunos identificaram na música em que momento se bate palmas; 2º junto com o professor, os alunos batem palmas seguindo o ritmo que está na música; 3º os alunos sozinhos executam o ritmo, ainda com muita dificuldade; 4º os alunos executam o ritmo das palmas, com a minha ajuda, enquanto o professor toca e canta a música no violão (desta vez foi mais fácil para a turma); 5º os alunos executam o ritmo acompanhando a música que é tocada no som. E assim foi finalizada a aula com objetivos alcançados.

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