sexta-feira, 3 de junho de 2011

Relatório Carmelitana 01/06

Planejei nesta tarde trabalhar duas atividades. Uma de auto-apresentação, chamada Passe a Bola, retirada do livro de Vânia Ranucci - Jogando com os sons e brincando com a música vol. I, - e a outra um jogo de copos com a canção Escravos de Jó. Todas essas atividades trabalham ritmo, coordenação, lateralidade, memorização, improvisação, tudo em cima das referidas canções.

3º Ano.

Com a primeira metade da turma comecei – assim como nas demais – com a dinâmica de auto-apresentação. Sugeri que fizessem uma roda e em seguida ensinei para eles, verso por verso, a canção Passe a Bola:

Passe, passe, passe a bola Passe a bola sem parar Se você ficar com a bola O seu nome vai cantar!

Rapidamente eles pegaram a letra e a melodia. Após esse momento, peguei uma bola, e cantando a canção, no ritmo, passei a bola para a criança que estava ao meu lado, e eles iam passando sucessivamente para o colega o próximo colega. Foi uma festa. Quando ia chegando próximo ao final da letra eles começavam a passar a bola mais rápida para não cair neles a missão de ter que cantar o nome. Orientei-os a não perderem o ritmo e nem jogarem a bola para o colega, e sim, passar, assim como diz a letra. Sempre a criança sorteada ficava meio tímida, mas logo, ou espontaneamente ou com a ajuda dos colegas, improvisava uma melodia com o seu nome. Tive que demonstrar antes com o meu nome para auxiliá-los, mas em seguida transcorreu muito bem essa atividade. Essa primeira atividade fiz com as crianças em pé, em seguida pedi para sentá-los e apresentei a eles a canção Escravos de Jô:

Escravos de Jó, jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zambelê ficar
Guerreiros com gurreiros fazem zigue-zigue-zá

Nesse jogo é distribuído um copo para cada criança, e cada um vai passando para a criança ao lado. Nesse momento descobri que eles desconhecem direções de direita e esquerda e daí, tive um enorme esforço para consegui ensiná-los. Após um gasto de energia e tempo, eles começaram a pegar a idéia de direção. Percebi também uma dificuldade de coordenação, um simples gesto de pegar o copo e passar para o colega da direita era de alguma dificuldade para eles. Não era nem o meu intuito passar a brincadeira toda neste dia, e só em saber que pude trabalhar com eles lateralidade e coordenação, já me dei por satisfeito. Quando a brincadeira estava pegando ritmo o tempo da aula acabou, senti um certo desapontamento das crianças que queriam permanecer brincando. Já com a segunda metade da turma senti mais dificuldade, já que Davi deixou os mais peraltas para irem depois, tive que parar mais vezes as dinâmicas para reclamar com os alunos e por algumas vezes conter princípios de briga que são inadmissíveis.

2º Ano

Já com essa turma trabalhei com ela completa. Trabalhei exatamente as mesmas atividades. Com a atividade Passe a Bola rolou tudo bem, já com a Escravos de Jó foi mais difícil ainda trabalhar as questões de direção, acredito que pelo fato de serem um pouco mais novos. Praticamente levei a metade do tempo todo da aula, explicando para eles o sentido de direita e esquerda, e agora, esse será um dos meus objetivos para trabalhar com eles nas próximas aulas.

Esse foi o meu dia da Carmelitana.

Um comentário:

  1. Olaaa... Muito legal esse texto.
    Uma pergunta.... Vc teria a música "PASSE PASSE PASSE A BOLA" em MP3 para me passar?
    andrecxs@uol.com.br

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