quinta-feira, 17 de maio de 2012
Aquecimento para o São João
Essa postagem está um pouco atrasada. Ela se refere à aula da segunda passada, dia 07.
Recebi uma ligação de Rodrigo Leal me perguntando se poderia dar a aula no lugar de David, já que ele estaria imerso nos preparativos da festa de aniversário da escola. Como só haveria aula para o 5º ano, aproveitei e peguei a sanfona para dar uma aula de apreciação musical.
Tudo transcorreu muito bem. Os meninos ficam bastante eufóricos toda vez que uma nova atividade é proposta, especialmente as que têm movimento. Apresentei a sanfona, mostrei como o som é produzido e fiz uma célula simples de percussão corporal para que eles acompanhassem a música. Usei os pés para dar uma marcação mais forte, pois sabia que eles iam querer dançar. O que não sabia é que eles iam querer tanto dançar... após algumas repetições, mudei a célula para uma mais difícil - tão difícil que não teria tempo para aprofundar com eles na aula, por isso mudei para uma mais fácil. O que me deixou contente foi que mesmo percebendo que a turma inteira não conseguiria pegar a célula em tão pouco tempo, vi que eles estavam quase lá e que seria apenas uma questão de treino para que eles reproduzissem.
Depois de "Sala de Reboco" e "Xote das Meninas" (duas músicas de Luiz Gonzaga que eles conheciam) toquei mais algumas para que eles dançassem. Aproveitei e dancei com alguns deles também. A aula foi bem divertida.
Na segunda turma, mudei alguns detalhes do encaminhamento, pois percebi que a turma estava um pouco inquieta. Falei mais brevemente sobre o funcionamento do instrumento e parti logo para as músicas. Como na aula passada, propus células de percussão corporal para que eles me acompanhassem. Ao mesmo tempo que a atividade foi fluindo, percebi que, em geral, essa turma tem menos coordenação motora do que a primeira. Não por acaso, essa é a "turma 2", a turma que vai pegar em instrumentos mais tarde, no planejamento de David.
Como na outra aula, tudo terminou em dança. Dei instruções à eles para que parassem quando eu desse um "breque". Fiquei contente em perceber que eles já têm a noção de andamento e compassos internalizada, pois eles percebiam as horas de parar e raramente continuavam dançando após minha parada.
As aulas foram muito divertidas. A sanfona é um instrumento muito rico e relativamente difícil de se ver ao vivo. Raramente os meninos perdem o interesse no seu som e funcionamento (não sei qual dos dois impressiona mais). Normalmente essas atividades lúdicas funcionam bem.
Não houve aula para o 3º ano.
AbraSons.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário