segunda-feira, 28 de maio de 2012

Assumindo novas responsabilidades


Observação referente ao dia 21/05/2012

Grupo 5
            Quando cheguei à sala, o professor estava mostrando alguns instrumentos para as crianças. Depois me pediu para que fosse para atrás da janela e tocar duas pandeirolas, uma mais grave e outra mais aguda, para que eles distinguisse os sons. Eles tiveram um pouco de dificuldade, mas, isso faz parte do processo, e certamente nas próximas aulas veremos alguma evolução. Em seguida Maurício passou chocalhos feitos de materiais diferentes, tais como plástico e metal para que os alunos experimentassem os sons. Por fim cantamos de auto apresentação e a música “Peixinho dourado”. Na música do peixe, mais uma vez, estávamos nos a coreografá-la junto com eles. Depois o professor foi substituindo a letra da música por diferentes sílabas.
Segundo ano
            Antes que entrássemos na sala, Maurício nos pediu para assumir a turma, pois ele teria que resolver algumas pendências junto à direção da escola. Lá fomos nós: Gabriel, Tiago, Rodrigo e eu. Tiago foi logo me dando e violão e sugeriu que cantássemos “Xote ecológico” do Luiza Gonzaga. Pedimos para que eles batessem palmas no ritmo do xote enquanto a música era tocada. Sugeri que eles cantassem a resposta na hora do refrão para que participassem mais (Cadê a flor que estava aqui-reposta: poluição comeu...).
            Seguimos explicando que iríamos retomar a atividade da aula anterior, onde foi utilizado o material dourado. Dissemos que o professor Gabriel iria toca sons longos e curtos na flauta e que eles teria que montar a sequência correta com os cubos. Depois Tiago e Gabriel tiveram a ideia de utilizar músicas da cultura popular e temas eruditos para que eles dissessem se os sons era curtos ou longos.
            O mais interessante dessa experiência é que quatro “marmanjos” não conseguiram controlar a bagunça de um monte de criança, mas, conseguimos, apesar de cansar muito a voz, realizar as atividades com êxito. E mais curioso ainda é que quando Maurício chegou no fim da aula, perguntou a eles se tinha gostado e o que tinham aprendido, e disseram que não tinham aprendido nada. Uma das meninas fez cara de choro e disse que estava com saudades dele e que preferia a aula com ele. Enfim, todos levamos o assunto na brincadeira (os bolsistas e o observador), nos despedimos da classe e partimos para o primeiro ano.
Primeiro ano
            Mais uma vez, por necessidade, o professor nos pediu que começássemos a aula. Pediu para que cantássemos algumas canções enquanto ele voltava.  Cantamos a música “Fazendinha do mestre Zé”, que inclusive eles adoram; a música do leitinho e a música “Cadê meu relógio”.
            O educador reassumiu a turma e retomou a atividade que foi feita na aula seguinte, dando prosseguimento ao trabalho com pulso. Pegou o violão e tocou a música “Havia um pastorzinho” e solicitou que os pequenos marchassem, dessa vez sem as clava, ao som da música. Todos eles realizaram a atividade de forma satisfatória, dando para perceber a importância de dar ênfase em alguns conteúdos para que os alunos consigam apreender o assunto.









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