Observação
referente ao dia 21/05/2012
Grupo 5
Quando
cheguei à sala, o professor estava mostrando alguns instrumentos para as
crianças. Depois me pediu para que fosse para atrás da janela e tocar duas
pandeirolas, uma mais grave e outra mais aguda, para que eles distinguisse os
sons. Eles tiveram um pouco de dificuldade, mas, isso faz parte do processo, e
certamente nas próximas aulas veremos alguma evolução. Em seguida Maurício
passou chocalhos feitos de materiais diferentes, tais como plástico e metal
para que os alunos experimentassem os sons. Por fim cantamos de auto
apresentação e a música “Peixinho dourado”. Na música do peixe, mais uma vez, estávamos
nos a coreografá-la junto com eles. Depois o professor foi substituindo a letra
da música por diferentes sílabas.
Segundo ano
Antes
que entrássemos na sala, Maurício nos pediu para assumir a turma, pois ele
teria que resolver algumas pendências junto à direção da escola. Lá fomos nós:
Gabriel, Tiago, Rodrigo e eu. Tiago foi logo me dando e violão e sugeriu que cantássemos
“Xote ecológico” do Luiza Gonzaga. Pedimos para que eles batessem palmas no
ritmo do xote enquanto a música era tocada. Sugeri que eles cantassem a
resposta na hora do refrão para que participassem mais (Cadê a flor que estava
aqui-reposta: poluição comeu...).
Seguimos explicando que iríamos retomar
a atividade da aula anterior, onde foi utilizado o material dourado. Dissemos
que o professor Gabriel iria toca sons longos e curtos na flauta e que eles
teria que montar a sequência correta com os cubos. Depois Tiago e Gabriel
tiveram a ideia de utilizar músicas da cultura popular e temas eruditos para
que eles dissessem se os sons era curtos ou longos.
O mais interessante dessa
experiência é que quatro “marmanjos” não conseguiram controlar a bagunça de um
monte de criança, mas, conseguimos, apesar de cansar muito a voz, realizar as
atividades com êxito. E mais curioso ainda é que quando Maurício chegou no fim
da aula, perguntou a eles se tinha gostado e o que tinham aprendido, e disseram
que não tinham aprendido nada. Uma das meninas fez cara de choro e disse que
estava com saudades dele e que preferia a aula com ele. Enfim, todos levamos o
assunto na brincadeira (os bolsistas e o observador), nos despedimos da classe
e partimos para o primeiro ano.
Primeiro ano
Mais
uma vez, por necessidade, o professor nos pediu que começássemos a aula. Pediu para
que cantássemos algumas canções enquanto ele voltava. Cantamos a música “Fazendinha do mestre Zé”,
que inclusive eles adoram; a música do leitinho e a música “Cadê meu relógio”.
O educador reassumiu a turma e
retomou a atividade que foi feita na aula seguinte, dando prosseguimento ao
trabalho com pulso. Pegou o violão e tocou a música “Havia um pastorzinho” e
solicitou que os pequenos marchassem, dessa vez sem as clava, ao som da música.
Todos eles realizaram a atividade de forma satisfatória, dando para perceber a
importância de dar ênfase em alguns conteúdos para que os alunos consigam apreender
o assunto.
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