Teorias e práticas
16/05/12
OBSERVAÇÃO NA
CARMELITANA DO MENINO JESUS
Turmas 4º ano 1 e 2
O professor David realizou duas atividades teóricas de
escrita musical: primeiro foram distribuídas folhas com quatro pentagramas (na
frente e no verso); na frente, a atividade foi a de desenhar a clave de sol
(David dividiu a clave em quatro partes e em cada pentagrama tinha de se
desenhar diversas vezes cada parte até completar a clave); no verso, a
atividade foi colocar os nomes das notas que estavam escritas nos pentagramas.
Com a turma 2 essas atividades fluíram mais rápido. Os
alunos da turma 1 irão terminar as atividades na próxima aula, pois não deu
tempo de finalizar devido a dificuldade de assimilação da maioria. Essas
atividades finalizaram com um vocalize feito individualmente para ser avaliado
o nível de percepção musical, que só foi realizado com os alunos da turma dois.
A intenção é formar um coral infantil e os alunos serão selecionados a partir
desta avaliação.
Auxiliei David nas correções das atividades e fiz alguns vocalizes.
Estes alunos estão revendo esses conteúdos, porém ainda
apresentam muitas dificuldades salvo algumas poucas exceções.
Alguns alunos do 5º ano participaram desta aula, pois
estavam sem professor.
Turma 2º ano
Neste dia a turma não pode ser dividida, pois a professora
deles não estava na escola. Depois da chamada, David iniciou a aula relembrando
o conteúdo da aula passada que foi o pulso. Determinou um pulso marcando com
palma na mesa e todos acompanharam. Quando a turma apenas marca o pulso acompanhando
a marcação do professor, alguns se perdem, mas quando o professor cantou uma
música (neste caso, o “parabéns pra você”) eles conseguiram acompanhar com mais
facilidade. Repetiu a atividade variando os andamentos e utilizando também a
caminhada. Depois ensinou uma canção:
“Os alegres anõesinhos
Tra la la la la
Com passinhos
pequeninos
Tra-la-la-la
E o gigante tem o pé
grande
Tra-la-la-la-la-la”
Depois tocou no teclado a harmonia e a turma cantou. Em
seguida, David falou sobre a diferença entre o pulso das passadas dos anões e
do gigante. Repetiram a canção caminhando pela sala e reproduzindo as passadas
dos anões e do gigante. Contudo, David introduziu também o andamento. Depois
falou que o pulso está em tudo, não só na música, mas na fala, no caminhar, nas
brincadeiras. Deu o exemplo do pulso que está em uma história. Começou a contar
uma história e depois foi marcando o pulso.
Em seguida ensinou a música da bandinha:
“ A bandinha está começando a tocar (4x)
O pandeiro – t t t
O reco-reco – t t t
O triângulo – t t t
Tambor – t t
A bandinha está
começando a tocar (4x)
Depois que a turma aprendeu esta música, David me pediu para distribuir na turma os instrumentos musicais que são mencionados na canção. Depois todos tocaram e cantaram. Em seguida todos guardaram os instrumentos e a aula foi finalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário