sexta-feira, 4 de maio de 2012

Come Fome


A primeira aula do dia começou com a turma do 3B. Sugerida pelos estudantes, a aula começou com a canção ``O que é que está escrito?``executada conjuntamente entre eles e o professor. Espontânemante  eles recapitulam o momento das palmas que finalizam cada estrofe da canção que foi o ultimo trabalho que fizeram em sala. Na gravação original as palmas acontecem depois, e antes aparece o som de um outro instrumento então ele propõe aos alunos que descubram que instrumento é esse. A turma se mostra bastante participativa e um dos alunos descreve que o som seria de uma peça redonda que fica na frente da bateria (caixa). Desafio resolvido, Mauricio pede que eles substituam a caixa pela batida dos pés seguida das palmas e a atividade foi concluída com êxito.

Na segunda parte da aula a turma foi separada em duas metades para um jogo e ao som de``Bolacha de água e sal’’ cada grupo marcou o som mais forte com a palma, em seguida uma roda forma formada com uma metade da sala para que marcando o tempo girassem em sentido horário. Logo outra roda externa foi formada e giramos no sentido oposto.

Já na turma do 3B começamos com a exposição de um vídeo com a música ``Fome Come``. Nesse vídeo o ritmo era marcado com uma brincadeira de copos. Durante a atividade as crianças foram chamadas para comer e tivemos que interromper a aula por alguns minutos. Na volta o professor pergunta que instrumentos eram usados na canção escutada. As crianças estavam comendo e pareciam não conseguir prestar atenção à aula e à comida ao mesmo tempo.

Mauricio traz a atenção perguntando se elas seriam capazes de realizar a atividade com o copo e mostra vídeo de crianças de uma escola reproduzindo a tarefa. Na sequencia, com o áudio da música ele mostra como fazer e os alunos extasiados aplaudem. Para finalizar fizemos uma roda no chão e utilizamos o copo com movimentos simplificados para marcar o tempo e passar para o colega ao lado. No fim da aula a coordenadora deixa um saco com tênis da prefeitura que chegaram e as crianças se agitam um pouco na tentativa de levar um calçado para casa e assim termina mais um dia de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário