Segundo ano
O professor Maurício repetiu a
atividade utilizando o material dourado com os meninos, para que eles apreendam
as diferenças entre sons curtos e longos. Só que dessa vez a montagem da sequência
foi feita com a utilização do sax, tocado por Rodrigo. O legal dos três
momentos em que vi essa atividade é que ele sempre se utilizou de instrumentos
diferentes, trabalhando consequentemente também timbres de diversos
instrumentos musicais.
Depois de tê-la trabalhado bastante,
chamou algumas crianças ao quadro para que escrevessem a sequência com o
piloto. O mais interessante disso tudo foi ter percebido que as crianças
estavam escrevendo traços para sons longos e cubos para sons curtos, o que
demonstra que foi criada uma imagem relacionando-se com os sons trabalhados.
O mais importante para mim nessa
aula foi ver a evolução das crianças. A grande maioria acertou o exercício e
estavam mais concentrados. Eu aproveitei para dar estimulo a uma menina que na
semana passada vinha tendo dificuldades. Continuo acreditando no poder do afeto
e no direcionamento de atenção mais detida aos educandos para que eles possam
construir e superar os desafios do aprendizado de forma mais confiante.
Contudo, continuo também assumindo que é preciso reestruturar o nosso sistema
de ensino para que se tenha salas com menos alunos, pois fica difícil para um
professor, com isso, conseguir dirigir a atenção referida. Fica claro também a
importância que tem e pode ter o bolsista “pibidiano” dentro da escola.
Primeiro ano
O educador começou a aula explicando
aos alunos que iria mostrar alguns instrumentos que se relacionavam com a
música de Luiz Gonzaga. Foi colhendo informações deles para saber como estava o
seu conhecimento sobre os tipos de instrumentos utilizados na “música
nordestina”. Dando continuidade ao processo, Maurício colocou a música “Passarinho”,
de Hélio Zinskind, que mostra o som da sanfona. Antes que fosse revelado o nome
do instrumento, ele perguntou à classe qual era o nome do mesmo.
Logo depois mostrou um vídeo em que
um homem tocava a zabumba. Ia tocando e em seguida falava o nome do
instrumento. Colocou ainda dois vídeos, um sobre como é construído o acordeom,
explicando-lhes depois como o som é gerado e outro de uma criança tocando Asa
Branca na sanfona. Mostrou-lhes com esse último que é possível que eles também sejam
capazes de executá-lo.
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