terça-feira, 29 de maio de 2012


Segundo ano
           
O professor Maurício repetiu a atividade utilizando o material dourado com os meninos, para que eles apreendam as diferenças entre sons curtos e longos. Só que dessa vez a montagem da sequência foi feita com a utilização do sax, tocado por Rodrigo. O legal dos três momentos em que vi essa atividade é que ele sempre se utilizou de instrumentos diferentes, trabalhando consequentemente também timbres de diversos instrumentos musicais.
            Depois de tê-la trabalhado bastante, chamou algumas crianças ao quadro para que escrevessem a sequência com o piloto. O mais interessante disso tudo foi ter percebido que as crianças estavam escrevendo traços para sons longos e cubos para sons curtos, o que demonstra que foi criada uma imagem relacionando-se com os sons trabalhados.
            O mais importante para mim nessa aula foi ver a evolução das crianças. A grande maioria acertou o exercício e estavam mais concentrados. Eu aproveitei para dar estimulo a uma menina que na semana passada vinha tendo dificuldades. Continuo acreditando no poder do afeto e no direcionamento de atenção mais detida aos educandos para que eles possam construir e superar os desafios do aprendizado de forma mais confiante. Contudo, continuo também assumindo que é preciso reestruturar o nosso sistema de ensino para que se tenha salas com menos alunos, pois fica difícil para um professor, com isso, conseguir dirigir a atenção referida. Fica claro também a importância que tem e pode ter o bolsista “pibidiano” dentro da escola.

Primeiro ano
           
O educador começou a aula explicando aos alunos que iria mostrar alguns instrumentos que se relacionavam com a música de Luiz Gonzaga. Foi colhendo informações deles para saber como estava o seu conhecimento sobre os tipos de instrumentos utilizados na “música nordestina”. Dando continuidade ao processo, Maurício colocou a música “Passarinho”, de Hélio Zinskind, que mostra o som da sanfona. Antes que fosse revelado o nome do instrumento, ele perguntou à classe qual era o nome do mesmo.
            Logo depois mostrou um vídeo em que um homem tocava a zabumba. Ia tocando e em seguida falava o nome do instrumento. Colocou ainda dois vídeos, um sobre como é construído o acordeom, explicando-lhes depois como o som é gerado e outro de uma criança tocando Asa Branca na sanfona. Mostrou-lhes com esse último que é possível que eles também sejam capazes de executá-lo. 

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