quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sentindo na pele



A turma do 3° ano A começou com muita agitação e levou um tempo até que encontrássemos um ``T`` para ligar a TV e o DVD. Estabalecida a paz na sala, o professor Maurício começou com uma recapitulação sobre que  a variedade de sons que o corpo é capaz de fazer ( palmas, pé, estalo de dedos, peito etc). A novidade foi um vídeo exibido do grupo Lenga La Lenga com um corrido da capoeira chamado``Canarinho da Alemanha’’. Mauricio pergunta se eles conhecem a palma da capoeira pedindo eu a executem e em seguida cantem a canção junto ao qual eles atenderam sem grandes dificuldades. Na sequencia, o vídeo é mostrado uma vez mais e pediu-se que eles prestassem atenção nos movimentos que as crianças faziam. Um dos estudantes é chamado à frente para realizar a atividade e na tentativa de repetir o que foi visto ele cria outra, e a pedido do professor todos repetem o gesto mostrado.

Desde o início da aula havia um determinado aluno muito agitado e com um comportamento nada adequado (um colega, brincava com o lápis, levantava, fazia fofoca dos outros colegas) e nessa altura, Mauricio pediu que ele se retirasse da sala e o aguardasse na secretaria. Para finalizar a aula, os estudantes aprendem como as crianças realizavam a atividade no vídeo com a ajuda do professor na decodificação do exercício.

No 3° ano B a turma estava reduzida pela metade e o trabalho fluiu tranquilamente sem grandes interrupções devido à tranquilidade deles. Eles escutam a música ‘’Canarinho da Alemanha`` e ao final tentam identificar toda a frase, tendo alguma dificuldade na primeira audição para ouvir a palavra ``canarinho``. Na segunda audição conseguem identificar toda a letra e então batem a palma da capoeira ( 1,2,3,X)* e cantam juntos a canção. Numa terceira audição solicitou-seque eles prestassem atenção aos movimentos corporais das crianças. Ao término Mauricio decodifica a atividade fazendo um passo a passo e aos poucos vai inserindo alunos em uma roda para a execução.

Chegamos no 4° ano A e pedimos que fizessem um circulo na sala com as cadeiras. Após assistir o vídeo dos copos, perguntamos quantos movimentos diferentes eles podiam identificar. A atividade do vídeo mostrava que cada dupla de crianças fazia gestos diferentes no ritmo da música (quatro no total). Poucas pessoas foram capazes de observar.  Uma vez mais passamos o vídeo e fizemos uma roda no chão e uma atividade com os copos foi iniciada. A atividade era simples: inicialmente apenas passariam o copo para o colega ao lado, depois bateriam palma e passariam o copo, logo bateriam palma, bateriam no copo e passavam e a dificuldade foi aumentando gradativamente. Ao final saem em fila para comer.

A última turma do dia foi o 4° ano B. Perdemos um pouco de tempo na organização pois a turma estava bastante agitada. Depois de conseguir organizar, eles assistiram ao vídeo dos copos e responderam algumas perguntas sobre o vídeo. Em um dado momento Mauricio foi chamado para uma reunião e pediu nós déssemos prosseguimento à atividade. Tentamos reproduzir a atividade da turma anterior mas poucos se mostravam interessados, brincavam com os copos, jogavam para o outro lado da sala e por mais que se falasse alto ou chamasse a atenção nada mudava, então permitimos que aqueles que não estavam afim de executar a atividadas ficassem nas suas cadeiras. Nesse momento então, a coisa começou a fluir e embora a atividade não tenha sido executado a 100% foi possível trabalhar o ritmo com as suas dificuldades gradativas, cantando a música ``Andoleta`` no final junto com o ritmo marcado dos copos e até arriscamos um accelerando.

Pudemos perceber na pele que essas crianças tem algo que vai além da agitação natural das crianças. A educação que deveria ser trabalhada em casa, os valores básicos para se conviver em uma sociedade e o respeito aos mais velhos e aos colegas continuam sendo delegados aos professores da educação fundamental, o que dificulta bastante o trabalho não só de musicalização, mas também o de alfabetização, pois o momento em que deveriam estar aprendendo algo proposto pelo professor, é utilizado para ensinar-lhes que não se deve chutar o colega, ou que se deve pedir licença para passar ou pedir desculpa se, sem querer, derrubou o material do colega. E qual seria a solução?

* Cada número corresponde a uma semínima num compasso quaternário e o x corresponde à pausa de semínima.

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