Desde o início da aula havia um determinado
aluno muito agitado e com um comportamento nada adequado (um colega, brincava
com o lápis, levantava, fazia fofoca dos outros colegas) e nessa altura,
Mauricio pediu que ele se retirasse da sala e o aguardasse na secretaria. Para
finalizar a aula, os estudantes aprendem como as crianças realizavam a
atividade no vídeo com a ajuda do professor na decodificação do exercício.
No 3° ano B a turma estava reduzida pela metade e o trabalho fluiu
tranquilamente sem grandes interrupções devido à tranquilidade deles. Eles
escutam a música ‘’Canarinho da Alemanha`` e ao final tentam identificar toda a
frase, tendo alguma dificuldade na primeira audição para ouvir a palavra
``canarinho``. Na segunda audição conseguem identificar toda a letra e então
batem a palma da capoeira ( 1,2,3,X)* e cantam juntos a canção. Numa terceira
audição solicitou-seque eles prestassem atenção aos movimentos corporais das
crianças. Ao término Mauricio decodifica a atividade fazendo um passo a passo e
aos poucos vai inserindo alunos em uma roda para a execução.
Chegamos no 4° ano A e pedimos que fizessem um
circulo na sala com as cadeiras. Após assistir o vídeo dos copos, perguntamos
quantos movimentos diferentes eles podiam identificar. A atividade do vídeo
mostrava que cada dupla de crianças fazia gestos diferentes no ritmo da música (quatro
no total). Poucas pessoas foram capazes de observar. Uma vez mais passamos o vídeo e fizemos uma
roda no chão e uma atividade com os copos foi iniciada. A atividade era
simples: inicialmente apenas passariam o copo para o colega ao lado, depois
bateriam palma e passariam o copo, logo bateriam palma, bateriam no copo e
passavam e a dificuldade foi aumentando gradativamente. Ao final saem em fila
para comer.
A última turma do dia foi o 4° ano B. Perdemos um pouco de tempo
na organização pois a turma estava bastante agitada. Depois de conseguir
organizar, eles assistiram ao vídeo dos copos e responderam algumas perguntas
sobre o vídeo. Em um dado momento Mauricio foi chamado para uma reunião e pediu
nós déssemos prosseguimento à atividade. Tentamos reproduzir a atividade da
turma anterior mas poucos se mostravam interessados, brincavam com os copos,
jogavam para o outro lado da sala e por mais que se falasse alto ou chamasse a
atenção nada mudava, então permitimos que aqueles que não estavam afim de
executar a atividadas ficassem nas suas cadeiras. Nesse momento então, a coisa
começou a fluir e embora a atividade não tenha sido executado a 100% foi
possível trabalhar o ritmo com as suas dificuldades gradativas, cantando a
música ``Andoleta`` no final junto com o ritmo marcado dos copos e até
arriscamos um accelerando.
Pudemos perceber na pele que essas crianças tem
algo que vai além da agitação natural das crianças. A educação que deveria ser
trabalhada em casa, os valores básicos para se conviver em uma sociedade e o
respeito aos mais velhos e aos colegas continuam sendo delegados aos
professores da educação fundamental, o que dificulta bastante o trabalho não só
de musicalização, mas também o de alfabetização, pois o momento em que deveriam
estar aprendendo algo proposto pelo professor, é utilizado para ensinar-lhes
que não se deve chutar o colega, ou que se deve pedir licença para passar ou
pedir desculpa se, sem querer, derrubou o material do colega. E qual seria a
solução?
* Cada número corresponde a uma semínima num compasso quaternário e o x corresponde à pausa de semínima.
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