quarta-feira, 16 de maio de 2012

Percepção musical



Observação do dia 15.05.2012

Grupo cinco
Mauricio iniciou a aula cantando a música de apresentação
“O meu nome é Mauricio e o seu como é que é?”
“O meu nome é Mauricio e seu qual é?”
   Cada aluno cantou a música individualmente com o acompanhamento do violão. Em seguida, foram distribuídas as clavas e pedido aos alunos que dividissem as partes de seu nome. No final da aula, Mauricio pediu que arrumassem as mesas e distribuiu lápis e  papel  para que os alunos pudessem descrever com traços as divisões dos sons.
Nessa sala, as meninas estavam mais concentradas e conseguiram escrever todas as divisões rítmicas tocadas por Mauricio. 

Segundo ano
   Nessa turma, foi utilizado um material didático oferecido pela escola, uma caixa que tinha vários pedacinhos de madeira. O professor utilizou o material para trabalhar os sons curtos e longos, cada dupla tinha que formar uma sequencia com as peças representantes da duração dos sons das cordas do violão.
   Percebi que alguns alunos estavam com dificuldade para formar a sequência da esquerda para a direita, além de muitos não conseguirem se concentrar para ouvir os sons.
Primeiro ano
Iniciamos a aula com a música da fazendinha e do leitinho. Mauricio distribuiu as clavas por parte, uma fileira fazia  as atividade enquanto as outras aguardavam sua vez. Os alunos tinha que rodar pela sala batendo os pés junto com as clavas no ritmo da música e depois passar as clavas para a outra fileira, que tinha que fazer o mesmo.
 Percebi uma evolução musical dos alunos em comparação com o inicio das observações. Acredito que essas turmas, terão um bom desenvolvimento nas atividades musicais no decorrer do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário