sábado, 5 de maio de 2012

Iniciação rítmica


 Na turma do 3º ano B, a aula começou lembrando a música que foi trabalhada na aula anterior “Bolacha de água e sal” e por sugestão da classe cantaram a música “O quê que está escrito?”. Aproveitando a oportunidade o professor Maurício Dória sugeriu que escutassem a música para a identificação de elementos contidos na mesma como “tambor” (caixa da bateria) e palmas. Depois dessa atividade de percepção o professor propôs que batessem os pés e palmas num determinado momento definido por ele.
 Nesse momento Maurício volta à música da aula anterior “Bolacha de água e sal” com todos acompanhando o pulso com palmas. Seguindo ainda com a mesma música foi feita duas rodas uma dentro da outra, primeiro uma pequena onde todos davam um passo no pulso da música e outra roda maior onde também davam um passo no pulso da música em sentido contrário ao da roda menor. Para finalizar todos participaram em uma roda só com a mesma atividade.
Ao entrar na sala do 4º ano B Dória já foi organizando a sala em semicírculo para que todos pudessem assistir ao vídeo de jogos de copos, primeiro executado por adultos, depois executado com crianças para provar aos discentes que era possível a execução.
Como a hora da merenda coincidiu com a aula de música, esta tomou grande parte do tempo da aula dando apenas para fazer uma atividade de percepção rítmica com o copo para a familiarização dos educandos.

O dia foi proveitoso, tivemos a segunda e a quarta aula dessa manhã de quinta-feira. Observei o quão importante, para um professor de música, é um repertório variado de atividades, pois a mudança de estratégia no decorrer da aula pode ser uma boa alternativa para manter a turma concentrada. Observei ser fundamental para evitar dispersão o agrupamento de atividades sem intervalo.

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