Na turma do 3º ano B, a aula
começou lembrando a música que foi trabalhada na aula anterior “Bolacha de água
e sal” e por sugestão da classe cantaram a música “O quê que está escrito?”.
Aproveitando a oportunidade o professor Maurício Dória sugeriu que escutassem a
música para a identificação de elementos contidos na mesma como “tambor” (caixa
da bateria) e palmas. Depois dessa atividade de percepção o professor propôs
que batessem os pés e palmas num determinado momento definido por ele.
Nesse momento Maurício volta à música da aula
anterior “Bolacha de água e sal” com todos acompanhando o pulso com palmas.
Seguindo ainda com a mesma música foi feita duas rodas uma dentro da outra, primeiro
uma pequena onde todos davam um passo no pulso da música e outra roda maior
onde também davam um passo no pulso da música em sentido contrário ao da roda
menor. Para finalizar todos participaram em uma roda só com a mesma atividade.
Ao entrar na sala do 4º ano B
Dória já foi organizando a sala em semicírculo para que todos pudessem assistir
ao vídeo de jogos de copos, primeiro executado por adultos, depois executado com
crianças para provar aos discentes que era possível a execução.
Como a hora da merenda coincidiu com
a aula de música, esta tomou grande parte do tempo da aula dando apenas para
fazer uma atividade de percepção rítmica com o copo para a familiarização dos
educandos.
O dia foi proveitoso, tivemos a
segunda e a quarta aula dessa manhã de quinta-feira. Observei o quão importante,
para um professor de música, é um repertório variado de atividades, pois a
mudança de estratégia no decorrer da aula pode ser uma boa alternativa para
manter a turma concentrada. Observei ser fundamental para evitar dispersão o
agrupamento de atividades sem intervalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário