terça-feira, 1 de maio de 2012

E a coordenação motora?

Observação na Carmelitana no dia 11/04/12

Neste dia observei apenas as turmas do quinto ano. O professor Davi iniciou a aula tocando uma música no teclado e as crianças ouviram atentamente. Depois ele repetiu e pediu para que a turma marcasse o pulso batendo palmas. Em seguida pediu para que todos ficassem de pé e iniciou o seguinte exercício: marcando um pulso com os pés e as mão simultaneamente, depois para cada dois pés - uma palma, depois para cada um pé - duas palmas. Com este, Davi começou a introduzir o conhecimento das figuras rítmicas (mínima, semínima e colcheia). Ao executar as mínimas e semínimas, a turma não apresentou nenhuma dificuldade, mas as colcheias eles não conseguiram fazer. Depois pedi a Davi para eu realizar uma atividade com eles: aproveitando o exercício iniciado, coloquei no som um música de Samba de Pareia para eles marcarem o pulso com os pés e andando em círculo; depois pedi que formassem duplas e ficassem espalhados pela sala, e então continuamos a mesma marcação sendo que deslocando para os lados fazendo assim as trocas de lugares entre a dupla; dei uma pausa na música e mostrei uma célula rítmica batendo palmas e eles repetiram, e depois de marcar este ritmo algumas vezes com palmas, mostrei a mesma célula batendo pés e eles acompanharam; depois intercalei a marcação da célula rítmica com a marcação do pulso juntando com a evolução espacial (em dupla, marca o ritmo sem deslocar, sendo um do lado do outro e depois troca de lugar marcando o pulso deslocando pro lado). Eles assimilaram com muita rapidez. Acredito que quando eles têm outro foco no exercício, neste caso a evolução espacial, eles conseguem executar o ritmo com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário