domingo, 6 de maio de 2012

Trabalho rítmico em círculo

            A aula na sala do 3º ano B começou com o professor Maurício tendo um pouco de trabalho com relação a organização, os alunos estavam desorganizados na sala, sentados de qualquer maneira, por conta disso o professor parou um o inicio da aula para que pudesse organizar todas em seus devidos lugares e em fila. Depois disso feito, Maurício começou a fazer umas perguntas para relembrar a música trabalhada na aula passada, depois de alguns chutes, as crianças acertaram (“Bolacha de água e sal”), mas pediram que o professor tocasse outra, eles pediram várias músicas, porém a mais pedida foi “O que é que está escrito?”. O professor então tocou e todos cantaram bem animados.
            Em seguida, Maurício colocou a mesma música para ser tocada no som e pediu que todos apenas escutassem com atenção, pois faria uma pergunta. Ao fim da audição o professor perguntou qual era o som que aparecia no fim de algumas frases da música. Eram duas batidas na caixa da bateria e duas palmas, as palmas foram facilmente identificadas, mas em relação à caixa da bateria apenas dois alunos conseguiram identificar chamando-a de bateria, pois não sabiam o nome da peça do instrumento. Maurício aproveitou e fez algumas comparações entre os mesmos sons em momentos diferentes na música e os alunos conseguiram com facilidade responder ao professor. Depois o professor orientou os alunos a acompanhar a música trocando as duas batidas na caixa por batidas de pés no chão e mantendo as palmas, a turma se saiu muito bem na atividade.
            Rapidamente seguindo para outra atividade para a turma não dispersar, o professor organiza a sala de modo que o centro fique livre e coloca a música “Bolacha de água e sal” para tocar no aparelho de som pedindo que os alunos batessem palma quando acontecesse o som mais forte na música. Em seguida pergunta a turma qual o instrumento produz esse som, a maioria responde certo, “tambor”. Maurício divide a turma em dois grupos e pede que o primeiro grupo levante-se e forme um circulo no centro da sala e que dê um passo no sentido anti-horário sempre junto com o som forte da música. O professor orienta que a outra metade da turma (juntamente conosco, bolsistas) forme outro círculo ao redor do primeiro dando sempre um passo junto com o som forte, mas no sentido inverso ao primeiro círculo. Para finalizar todos nós formamos uma grande roda juntos e fizemos a atividade proposta pelo professor.
          Na sala do 4º ano B, Maurício foi logo organizando os alunos em semicírculo e quando ele finalmente conseguiu que todos ficassem quietos e sentados houve a interrupção de uma coordenadora, pois era a hora da merenda das crianças, todos os alunos foram buscar seus pratos de comida e voltaram a se sentar em seus lugares comendo na sala de aula. Enquanto os alunos merendavam, o professor passou em vídeo para que eles assistissem a música “Fome come” do Palavra Cantada e logo depois passou outro vídeo mostrando algumas crianças executando o ritmo com copos e cantando a mesma música, com a intenção de desafiar os seus alunos a fazerem também. Depois Maurício mostrou a turma como fazer aquele ritmo, tocou junto com a música e depois de forma lenta. Por fim ele pediu que a turma toda formasse um círculo, todos sentados no chão (bolsistas também), e fomos passando o copo de um por um no ritmo da música, para deixar um pouco mais difícil o professor incluiu uma batida de palma antes de passar o copo. Apesar da dificuldade de alguns os alunos obtiveram êxito na atividade. Ao fim da aula a coordenadora chega na sala com alguns calçados para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário