A aula na sala do 3º ano B começou com o professor
Maurício tendo um pouco de trabalho com relação a organização, os alunos
estavam desorganizados na sala, sentados de qualquer maneira, por conta disso o
professor parou um o inicio da aula para que pudesse organizar todas em seus
devidos lugares e em fila. Depois disso feito, Maurício começou a fazer umas
perguntas para relembrar a música trabalhada na aula passada, depois de alguns
chutes, as crianças acertaram (“Bolacha de água e sal”), mas pediram que o
professor tocasse outra, eles pediram várias músicas, porém a mais pedida foi “O
que é que está escrito?”. O professor então tocou e todos cantaram bem
animados.
Em seguida, Maurício colocou a mesma música para ser
tocada no som e pediu que todos apenas escutassem com atenção, pois faria uma
pergunta. Ao fim da audição o professor perguntou qual era o som que aparecia
no fim de algumas frases da música. Eram duas batidas na caixa da bateria e
duas palmas, as palmas foram facilmente identificadas, mas em relação à caixa
da bateria apenas dois alunos conseguiram identificar chamando-a de bateria,
pois não sabiam o nome da peça do instrumento. Maurício aproveitou e fez
algumas comparações entre os mesmos sons em momentos diferentes na música e os
alunos conseguiram com facilidade responder ao professor. Depois o professor
orientou os alunos a acompanhar a música trocando as duas batidas na caixa por
batidas de pés no chão e mantendo as palmas, a turma se saiu muito bem na
atividade.
Rapidamente seguindo para outra atividade para a turma
não dispersar, o professor organiza a sala de modo que o centro fique livre e
coloca a música “Bolacha de água e sal” para tocar no aparelho de som pedindo
que os alunos batessem palma quando acontecesse o som mais forte na música. Em
seguida pergunta a turma qual o instrumento produz esse som, a maioria responde
certo, “tambor”. Maurício divide a turma em dois grupos e pede que o primeiro
grupo levante-se e forme um circulo no centro da sala e que dê um passo no
sentido anti-horário sempre junto com o som forte da música. O professor
orienta que a outra metade da turma (juntamente conosco, bolsistas) forme outro
círculo ao redor do primeiro dando sempre um passo junto com o som forte, mas
no sentido inverso ao primeiro círculo. Para finalizar todos nós formamos uma
grande roda juntos e fizemos a atividade proposta pelo professor.
Na sala do 4º ano B, Maurício foi logo organizando os
alunos em semicírculo e quando ele finalmente conseguiu que todos ficassem
quietos e sentados houve a interrupção de uma coordenadora, pois era a hora da
merenda das crianças, todos os alunos foram buscar seus pratos de comida e
voltaram a se sentar em seus lugares comendo na sala de aula. Enquanto os
alunos merendavam, o professor passou em vídeo para que eles assistissem a
música “Fome come” do Palavra Cantada e logo depois passou outro vídeo
mostrando algumas crianças executando o ritmo com copos e cantando a mesma
música, com a intenção de desafiar os seus alunos a fazerem também. Depois
Maurício mostrou a turma como fazer aquele ritmo, tocou junto com a música e
depois de forma lenta. Por fim ele pediu que a turma toda formasse um círculo,
todos sentados no chão (bolsistas também), e fomos passando o copo de um por um
no ritmo da música, para deixar um pouco mais difícil o professor incluiu uma
batida de palma antes de passar o copo. Apesar da dificuldade de alguns os
alunos obtiveram êxito na atividade. Ao fim da aula a coordenadora chega na
sala com alguns calçados para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário