quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aula ritmada


           A aula na turma do 3º ano A começou com a proposta, por parte do professor, de fazer uma exploração dos sons que podem ser produzidos pelo nosso próprio corpo. Os alunos se empolgaram e começaram a apontar fontes sonoras no nosso corpo, palmas, estalar dedos e língua, etc. Maurício mostrou pra turma, então, um vídeo de algumas crianças fazendo alguns ritmos utilizando apenas o corpo como instrumento percussivo e pediu que todos prestassem bastante atenção aos movimentos das crianças na TV e a música que eles estavam acompanhando. Era uma música de capoeira e as crianças facilmente identificaram isso, assim Maurício pediu que todos batessem palmas como se estivessem numa roda de capoeira acompanhando a música.
              Ritmo das palmas:

            Seguindo, o professor passou a trabalhar um pouco a letra da música, uma simples frase que se repetia o tempo todo: “Canarinho da Alemanha que matou meu Curió”. Apesar de simples os alunos não conseguiram assimilar a letra corretamente, apenas o trecho final e foi necessária uma nova audição para que a turma compreendesse. Depois que entenderem a letra, Maurício pediu que todos cantassem a música acompanhando com palmas no ritmo da capoeira. Para finalizar Maurício demonstrou para a turma como se fazia o ritmo executado pelas crianças no vídeo (uma combinação de palmas, estalar de dedos, batidas no peito e batida na mão do colega), a maioria da turma teve bastante dificuldade, mas alguns pegaram mais fácil, uma das alunas foi chamada à frente da turma para fazer uma demonstração com o professor. Uns com mais dificuldade, outros nem tanto, a turma acabou a aula realizando a atividade proposta pelo professor.
            Na sala do 3º ano B a atividade foi a mesma, porém a turma estava com uma quantidade menor de alunos, fator que fez com que a aula fluísse com mais facilidade e o objetivo do professor fosse alcançado mais facilmente. Mais alunos conseguiram entender o ritmo e executa-lo, foi possível até fazer uma pequena roda para fazer o ritmo corporal.
            Para as turmas de 4º ano a atividade foi com copos, e logo ao entra na sala do 4º ano A Mauricio pediu que os alunos arrumassem as cadeiras em círculo e colocou um vídeo com algumas crianças fazendo um ritmo com copos acompanhando uma música. Depois do vídeo demonstrativo, que teve o intuito de instigar os alunos  a tentarem fazer igual, o professor  pediu que todos se sentassem no chão e foi passando os copos de um a um no ritmo de sua contagem (ele contava de 1 a 3 e passava o copo para quem estava do seu lado direito).  Todos com copo, então o professor começou a fazer combinações rítmicas utilizando palmas, batidas no copo (pegando o copo e batendo ele no chão) e arrastando o copo no chão. Por fim, Maurício utilizou uma música já conhecida pela turma (“Viva eu, viva tu”) para cantar acompanhando com um ritmo feito através de uma combinação de movimentos com o copo, o resultado foi bastante positivo, a turma se saiu muito bem.
            No horário da ultima aula para o 4º ano B o professor Maurício precisou ir a uma reunião e solicitou que nós, bolsistas, assumíssemos a turma e realizassem a mesma atividade feita na turma anterior. Foi uma difícil missão, pois a turma estava bastante inquieta, alguns alunos pouco interessados nas atividades mal davam atenção as nossas instruções. A atividade começou a progredir quando passamos a permitir que os desinteressados não participassem. Os poucos que ficaram foram bem, conseguiram entender e pegar o ritmo, no fim da aula a turma cantou a música “Andoleta” executando um ritmo com os copos.
            No início da manhã, antes mesmo da primeira aula, o professor Maurício estava fazendo umas queixas a respeito do funcionamento da escola (e até sugeriu que incluíssemos isso no nosso relato). Ele precisava do aparelho de DVD para trabalhar com o vídeo em sala e, aparentemente, encontrou algumas dificuldades para conseguir. Outra queixa do professor foi em relação à coleta de lixo da escola que não foi feita da maneira correta. Esses fatos são interessantes de serem observados, pois são verdadeiras pedras no meio do cominho dos professores que estão ali tentando fazer seus trabalhos da melhor maneira possível.

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