terça-feira, 15 de maio de 2012

Assumindo o papel de professor


           Chequei na aula com um pouco de atraso por conta do trânsito e o professor Maurício já estava na sala do 3º ano A com turma, ao entrar ele nos (bolsistas) entregou uma folha de papel contendo ao planejamento da aula. De início, como de costume, o professor tocou uma das músicas conhecidas dos alunos para que todos cantassem juntos, a música escolhida foi “O que é que está escrito?”. Seguindo o plano de aula, Mauricio coloca no aparelho de som a música “Bolacha de água e sal” para que todos ouçam.
            A Atividade sugerida pelo professor foi a seguinte, os alunos deveriam executar um ritmo, proposto pelo professor, utilizando palmas e batidas nas pernas junto com a música.
          Maurício fez uma breve demonstração para uma melhor compreensão dos alunos, batendo palmas nas duas primeiras e três últimas semínimas e batendo nas pernas nas duas colcheias e na última semínima do primeiro compasso. Depois que todos entenderam a atividade, o professor chamou um dos alunos na frente da turma para ele executar o ritmo e o orientou a dar um pulo girando para o seu lado esquerdo no último tempo do segundo compasso, onde se encontra uma pausa. Em seguida, Maurício sugeriu que cada bolsista ficasse a frente de uma fila colocando todos virados para a parede lateral da sala, e todos realizaram a atividade assim que os colegas da fila anterior se virassem de frente para a sua.
            Na sala do 3º ano B Maurício pediu que nós, bolsistas, conduzíssemos a aula e que fosse realizada a mesma atividade que ele fez na turma anterior. Particularmente, foi minha primeira experiência a frente de uma sala de aula numa escola regular e foi muito legal. Apesar da dificuldade em conseguir a atenção dos pequenos, que estavam um tanto agitados, me senti bastante a vontade e junto com os colegas conseguimos conduzir bem a turma e alcançamos o objetivo da aula.
            Nas salas de 4º ano, Maurício prosseguiu com as atividades com copos. De início ele distribuiu os copos passando de aluno a aluno no ritmo da pulsação da música, depois propôs um ritmo dentro da música, envolvendo palmas e passagem dos copos ao colega vizinho. Graças à falta de concentração nas duas turmas o resultado da atividade acabou comprometido, a falta de foco dos alunos era tamanha que foi necessária uma postura mais rígida por parte do professor.
            A primeira experiência a frente de uma sala de aula, junto aos meus colegas bolsistas, foi o passo mais importante desse início de caminhada. Poder conduzir uma turma, assumindo o papel de professor, sentido as dificuldades desse trabalho e apesar dessas dificuldades saber que somos capazes de fazê-lo, me fez querer ainda mais seguir em frente na luta pela melhoria da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário