Chequei na aula com um
pouco de atraso por conta do trânsito e o professor Maurício já estava na sala
do 3º ano A com turma, ao entrar ele nos (bolsistas) entregou uma folha de
papel contendo ao planejamento da aula. De início, como de costume, o professor
tocou uma das músicas conhecidas dos alunos para que todos cantassem juntos, a
música escolhida foi “O que é que está escrito?”. Seguindo o plano de aula,
Mauricio coloca no aparelho de som a música “Bolacha de água e sal” para que
todos ouçam.
A Atividade sugerida pelo professor foi a seguinte, os
alunos deveriam executar um ritmo, proposto pelo professor, utilizando palmas e
batidas nas pernas junto com a música.
Maurício fez uma breve
demonstração para uma melhor compreensão dos alunos, batendo palmas nas duas
primeiras e três últimas semínimas e batendo nas pernas nas duas colcheias e na
última semínima do primeiro compasso. Depois que todos entenderam a atividade,
o professor chamou um dos alunos na frente da turma para ele executar o ritmo e
o orientou a dar um pulo girando para o seu lado esquerdo no último tempo do
segundo compasso, onde se encontra uma pausa. Em seguida, Maurício sugeriu que
cada bolsista ficasse a frente de uma fila colocando todos virados para a
parede lateral da sala, e todos realizaram a atividade assim que os colegas da
fila anterior se virassem de frente para a sua.
Na sala do 3º ano B Maurício pediu que nós, bolsistas, conduzíssemos
a aula e que fosse realizada a mesma atividade que ele fez na turma anterior. Particularmente,
foi minha primeira experiência a frente de uma sala de aula numa escola regular
e foi muito legal. Apesar da dificuldade em conseguir a atenção dos pequenos,
que estavam um tanto agitados, me senti bastante a vontade e junto com os
colegas conseguimos conduzir bem a turma e alcançamos o objetivo da aula.
Nas salas de 4º ano, Maurício prosseguiu com as
atividades com copos. De início ele distribuiu os copos passando de aluno a
aluno no ritmo da pulsação da música, depois propôs um ritmo dentro da música,
envolvendo palmas e passagem dos copos ao colega vizinho. Graças à falta de
concentração nas duas turmas o resultado da atividade acabou comprometido, a
falta de foco dos alunos era tamanha que foi necessária uma postura mais rígida
por parte do professor.
A primeira experiência a frente de uma sala de aula,
junto aos meus colegas bolsistas, foi o passo mais importante desse início de
caminhada. Poder conduzir uma turma, assumindo o papel de professor, sentido as dificuldades desse trabalho e
apesar dessas dificuldades saber que somos capazes de fazê-lo, me fez querer
ainda mais seguir em frente na luta pela melhoria da educação.
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