Grupo 5
Ao chegar, Maurício estava fazendo uma atividade de percepção dos sons. O bolsista Alan estava escondido atrás de uma pilastra tocando alguns pandeiros de alturas diferentes, e os educandos tinham que identificar qual som tinha sido mais grave e mais agudo. Em seguida, sentamos todos em roda e Maurício usou chocalhos. Primeiro ele passou o instrumento para todos experimentarem o som, em seguida, tocou um chocalho feito de plástico e depois outro feito de metal. O educador perguntou aos educandos qual era o que tinha o som mais forte, e todos, corretamente, responderam o som do chocalho de metal. Maurício ainda perguntou qual era a diferença de um instrumento para o outro. Alguns conseguiram identificar a diferença de material, no entanto, foi necessário a intervenção do professor para elucidar um pouco mais. Feito isso, cantamos a canção de auto apresentação e para finalizar a canção do peixinho.
2° ano
Fomos incumbidos, eu, Alan, Rodrigo e o colega Gabriel que estava lá observando, de praticamente dar a aula do 1° ano. Maurício pediu para que dessemos início a aula, enquanto, ele resolvia um problema lá na coordenação. Assim sendo, ele nos orientou a fazermos uma atividade de sons longos e curtos, a qual, ele já tinha dado início na aula da semana passada. Assim sendo, fizemos essa atividade, por sinal, com muita dificuldade já que a turma estava bastante indisciplinada. A atividade consistia em tocarmos sons tanto longos quanto curtos em algum instrumento melódico, e os alunos com peças de madeira irem montando a sequência. Assim sendo, Gabriel fez a sequencias de som na flauta, enquanto nós íamos coordenando a montagem.
1° ano
Iniciamos cantando as canções que a turma já conhece. Todos entusiasticamente cantaram as canções. Quando Maurício chegou foi feito um trabalho de pulso junto com a canção o Pastorzinho. Cada fila tinha que dar a volta na sala, marchando e batendo palma, enquanto eu tocava a canção no violão. Depois de todas as filas fazerem isso, encerramos com a canção do Leitinho, também muito querida pela turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário