O
Professor Davi faz um trabalho de leitura rítmica atrelado ao
conteúdo de gramática (separação de sílabas). As crianças
levaram algum tempo para copiar o solfejo rítmico que envolvia
semínimas, mínimas e colcheias. Para as semínimas e mínimas
deveriam colocar um palavra monossílaba: sol, pão etc e nas
colcheias dissílabas: dado, pato etc. Já tinha visto alguns
professores usando este meio para ensinar música mas senti que se
fosse apenas música as crianças fariam o solfejo naturalmente a até
talvez com mais facilidade automatizando as duas palmas para as
colcheias e uma palma para a semínima. Contudo o professor Davi
demonstra uma preocupação com a formação global das crianças e
por isso trabalha de forma a integrar os conteúdos de música com as
disciplinas que as crianças tem mais dificuldade como a gramática
por exemplo.
A interdisciplinaridade é preciso, pois sabemos que o TÀ tão utilizado na leitura rítmica, não deixa de ser uma palavra de uma só sílaba.Utilizamos desse recurso para tornar a aula de educação musical mais atrativa com objetivo de estimular a percepção do som e consequentemente a leitura rítmica.
ResponderExcluir