sábado, 4 de maio de 2013

29/04/2013- Monossílabos, dissílabos



O Professor Davi faz um trabalho de leitura rítmica atrelado ao conteúdo de gramática (separação de sílabas). As crianças levaram algum tempo para copiar o solfejo rítmico que envolvia semínimas, mínimas e colcheias. Para as semínimas e mínimas deveriam colocar um palavra monossílaba: sol, pão etc e nas colcheias dissílabas: dado, pato etc. Já tinha visto alguns professores usando este meio para ensinar música mas senti que se fosse apenas música as crianças fariam o solfejo naturalmente a até talvez com mais facilidade automatizando as duas palmas para as colcheias e uma palma para a semínima. Contudo o professor Davi demonstra uma preocupação com a formação global das crianças e por isso trabalha de forma a integrar os conteúdos de música com as disciplinas que as crianças tem mais dificuldade como a gramática por exemplo.

Um comentário:

  1. A interdisciplinaridade é preciso, pois sabemos que o TÀ tão utilizado na leitura rítmica, não deixa de ser uma palavra de uma só sílaba.Utilizamos desse recurso para tornar a aula de educação musical mais atrativa com objetivo de estimular a percepção do som e consequentemente a leitura rítmica.

    ResponderExcluir