Durante
as aulas do turno vespertino na Escola São Domingos Sávio no dia 22/05, a
professora supervisora Nara continuou a apresentar aos alunos as canções que
fazem parte do musical “Boi bonito”, e além das músicas, também contou uma nova
parte da história do boi, deixando-os imaginarem as cenas. Ao final de
cada aula, os educandos ficam bastante curiosos em saber o próximo capítulo, pois
Nara sempre afirma que no encontro seguinte dará continuidade à história, o que
faz com que cada aluno se interesse ainda mais pela aula de música.
Nós
bolsistas, eu e o colega Eduardo Souza, realizamos atividades de integração e ritmo. Dentre as propostas, desenhamos um quadro (ver imagem abaixo), onde exploramos o uso
da percussão corporal e pulsação, sendo que meninas e meninos tinham um
determinado momento para bater palmas ou os pés, a partir da regência do
professor bolsista. Tal atividade fluiu com um pouco de dificuldade, principalmente na turma do quarto ano, pois alguns alunos mais
inquietos atrapalharam o decorrer da brincadeira, sendo que desconcentravam
aqueles que tinham interesse em participar.
Percebi
que Nara também quis nos deixar em alguns momentos sozinhos com cada classe, para já termos controle em relação ao comportamento dos discentes. Feito isso, notou-se que nós
bolsistas precisamos ter um pouco mais de autoridade, pois os alunos ficaram mais
agitados sem a presença da professora supervisora. É válido ressaltar que tal autoridade não é sinônimo de ser um professor tradicionalista e extremamente rígido, mas sim em relação a obter concentração dos educandos para as atividades.
Finalizando
meu relato, notei que chegaram diversos instrumentos musicais novos na escola,
tais como: violões, violino, viola, bandolim, entre outros; o que proporcionará
mais recursos para a parte prática na aula de música. Além disso, nós bolsistas
iremos preparar um plano de aula para as atividades do dia 05/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário