Aulas 07/05/13
O Professor Ednaldo já havia iniciado uma das aulas, mas precisamente, a do 5º ano, quando cheguei à Escola. Mas consegui apreciar a atividade desenvolvida. O Professor colocou alguns bambolês no chão, em fila. Os estudantes ficavam do lado do seu bambolê. Cantando uma canção que me lembra muito nossa colega do PIBID, Letícia:
Palo, Palo, Palo
Palo bonito, Palo é
É, é , é
Palo bonito
Palo é
Todos deveriam cantar, na medida em que colocavam um pé dentro e outro fora, depois os dois dentro e fora do círculo que o bambolê formava. Essa atividade tinha que ser feita no ritmo, de modo que alguns conseguiram, outros com alguma dificuldade, mas participando. Importante trabalho de noção de frase, andamento, etc.
Essa atividade foi realizada na turma do 4º ano também, com alguns cabos de vassouras. Formaram-se duplas cada um segura a extremidade do cabo de vassoura, cantando a canção Palo bonito. Eu e o Professor Ednaldo fizemos primeiro para que as crianças entendessem como deveria ser realizada a tarefa. As crianças adoram brincar, e brincar de forma musical ainda é mais interessante. A atividade transcorre bem com uma pequena parte dos alunos sem querer participar, mas o objetivo é conquistado.
No primeiro ano o Professor usou os recursos da bola e dos copos. Cantando canções como Escravo de Jó, Marcha Soldado, Cirandas. Primeiro sentados, passando a bola no ritmo da canção e, com os copos, marcando o pulso da mesma, em seguida. A canção "Eu vi o seu sorriso" em comemoração ao dias das Mães foi novamente ensaiada. Os estudantes ouvem, apreciam e depois cantaram a canção: A letra e melodia foi passada às crianças na aula anterior. O que facilitou muito o desempenho de hoje.
Na turma do 2º ano, fiquei encarregado de conduzir uma atividade que tinha sugerido a Ednaldo. Cantando uma canção que traz a questão da apreciação ativa: tudo que a letra pede as crianças executam. Ex Senta, levanta, bate o pé, palmas, deita, dorme, ronca, etc.
Por fim, separamos alguns instrumentos musicais como: Agogô, pandeiro, tamborim, triângulo, tambor, Ganzá, etc. Separamos as duplas. Um seria responsável em tocar os instrumentos e o outro identificar qual deles tinham sido tocados. O resultado foi animador: a grande maioria acertou os instrumentos tocados. E outra coisa, conseguimos fazer com que a turma participasse mais e de forma comportada.
Aulas 30/04/13
Com a proximidade dos dias das Mães, o Professor Ednaldo trouxe uma canção que foi desenvolvida por algumas turmas:
EU VI NO SEU SORRISO ( Dia das Mães)
Eu vi no seu sorriso
Eu li no seu olhar
Um verso tão bonito
Tão fácil de lembrar
Senti na tua mão
Nos teus atos de mulher
Pulsar o coração de Mãe
Exercitado em fé
Eu vi a tua força na fraqueza
Eu vi a luz brilhar na escuridão
E nos momentos de maior tristeza
Eu vi Deus consolar seu coração
Eu vi a tua Paz em maio às guerras
Eu vi a tua fé prevalecer
E conheci um Deus maravilhoso
Que fez maravilhoso o teu viver
A canção auxilia bastante no desenvolvimento da criança e possibilita conteúdos importantes na educação musical. E isto é comprovado na prática. Quando as crianças se identificam com a letra, melodia o ritmo da canção o desenvolvimento é perceptível.
Ednaldo e eu executamos canções de roda alternado os andamentos para que as crianças, a partir do que elas ouvem, possam responder utilizando o corpo. Muito boa a atividade!! O andamento lento, rápido ajuda na locomoção, a consciência do espaço que ela está desempenhando a brincadeira e, é claro, são elementos da linguagem musical.
Falando em brincadeira, utilizando o Agogô, instrumento que podemos obter dois sons distintos, realizamos a brincadeira do vivo ou morto: Quando as crianças ouvissem o som mais grave, elas se abaixavam; no som agudo ficavam em pé. Claro que nem todos participaram, mas a grande maioria se divertiu e desenvolveu sua percepção de forma lúdica e musical!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário