quarta-feira, 8 de maio de 2013

Início das aulas na Carmelitana


Início das aulas na Carmelitana
18/02/2013

As aulas na escola Carmelitana começaram no dia 18/02/2013 (uma segunda-feira). Professores e funcionários participaram de uma recepção de boas vindas para os alunos, que contou com a apresentação de cada professor. Fizemos uma oração e cantamos o pai nosso. Após a recepção, os alunos foram para as respectivas salas com seus professores. Em seguida, o professor David sentou comigo e outros professores para terminar de organizar os horários das aulas de música e artes, já que a escola passou a ter tempo integral, conversamos também sobre o planos para as aulas. as próximas aulas seriam dias 22/02, 01/03 e 08/03 , ambas foram canceladas por causa dos ajustes que a escola estava passando.
             No dia 15/03 tive meu primeiro contato com a turma do 3º ano. O professor David iniciou a aula com o momento do acolhimento onde ele toca uma música para que os alunos se acalmem para entrar no clima da aula de música. em seguida, eu ensinei para eles uma música de minha autoria para a apresentação dos nomes.  Na atividade seguinte, o professor escreveu no quadro algumas figuras de tempo ( colcheias, semínimas e mínimas) e embaixo de cada uma ele colocou uma palavra para facilitar a aprendizagem na leitura dessas figuras. Os alunos participaram ativamente e contribuíram também com algumas dessas palavras. o próximo passo era juntar o nome das notas com essas figuras de valor. para isso cantamos a escala com o nome das notas, eu ensinei para eles um manossolfa e o professor David trabalhou o manossolfa que a turma já conhecia. Em seguida, eu usei o mesmo ritmo que o professor mostrou anteriormente, só que com a sugestão dos alunos, eu coloque (no lugar dos monossílabos) o nome das notas e assim estava pronta a nossa pequena composição. O professor cantou com a turma mais uma vez as notas da escala utilizando umas placas gigantes que ele fez com o nome das notas, cada nota tocada eu mostrava a placa com o seu nome. Em seguida, cada aluno recebeu uma placa com determinada nota e cada vez que o professor tocasse uma nota, o aluno que estivesse com a placa referente a essa nota tinha que virar a placa para que todos vissem. Percebi que nessa atividade eles participaram com mais empenho. Para finalizar Cantamos a canção de despedida.
             A aula do dia 22/03 foi com turma de 1º ano devida a mudanças nos horários. O professor David iniciou a aula com o momento de relaxamento onde tocou uma canção para os alunos. Em seguida, eu ensinei para ele a cançao para a apresentação do nome (canção de minha autoria), para que pudéssemos nos conhecer. A próxima atividade foi de timbre. O professor falou sobre o som grave e o agudo e mostrando o som do tambor e do triângulo. O professor David precisou sair da sala para resolver algo e eu continuei conduzindo as atividades. Iniciei com a turma a brincadeira do vivo-morto, em seguida combinei com eles que cada vez que ouvissem o som agudo, eles ficariam de pé ou vivo e cada vez que escutassem o som grave deveriam abaixar ou morto. Em seguida todos tocaram o triangulo e o tambor. E pra finalizar o professor cantou a canção de despedida e todos voltaram para a sala de aula.
            Na aula do dia 29/03 eu não pude comparecer, pois estava muito gripada. Aproveitei e mudei o meu dia na escola Carmelitana por conta do curso de Inglês que estava chocando o horário na sexta.
Fui para a escola no dia 03/04, mas cm a falta de água, os alunos foram dispensados. O professor David aproveitou para falar sobre o planejamento das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário