Na aula de hoje para as
turmas de terceiro (A e B), professor David optou por fazer uma atividade com
canções. Dentre as que ele trouxe, nós escolhemos três para serem trabalhadas
nas aulas. Escolhemos músicas que tratasse de temas abordados nas aulas anteriores,
principalmente as notas musicais. Como de costume, a primeira turma (B) estava
bastante agitada e nos deu muito trabalho durante a aula. A primeira musical
trabalhada foi “Cantando a escala musical”, música que informa na letra os
nomes das notas e qual o grau da escala. Em cada frase é apresentada uma nota,
então, como fizemos em aulas anteriores, determinamos partes do corpo
correspondentes a cada nota, para que os alunos pudessem associar essas notas
com as alturas relativas na escala (Dó: Joelho. Ré: Cintura. Mi: Peito. Fá:
Ombro. Sol: Orelhas. Lá: Testa. Si: Parte de cima da cabeça. Dó: Mão pra cima).
A mesma dinâmica foi trabalhada na música seguinte, “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol”. Na
terceira, e última, música as crianças encontraram maior dificuldade. Na
dinâmica para a música “Olha a bola saltando”, depois de ensinarmos a letra a
todos (na realidade, poucos aprenderam de fato) formamos uma roda no centro da
sala e, cantando a música, a bola deveria ser passada de mão a mão sempre no
tempo forte da canção. A atividade não deu muito certo, pois a turma não
conseguiu se concentrar até que o professor David resolveu interferir
dando-lhes um bom “puxão de orelhas”, daqueles que deixa qualquer aluno “murcho”.
Só assim eles começaram a se aplicar e a turma conseguiu melhor na tarefa.
Na segunda aula, a turma A passou pelas mesmas dinâmicas,
porém com muito mais facilidade, principalmente porque a maioria da turma
estava ausente (apenas quatro alunos na aula). O número de ausentes me chamou a
atenção e conversando com David ele me explicou que além das fortes chuvas (fator
que provoca essa evasão, pois dificulta o acesso à escola), a escola estava
passando por dificuldades com a alimentação, nos dias anteriores faltaram
alimentos para os alunos. Esse problema já tinha sido resolvido, mas as
crianças por falta de certeza sobre a alimentação na escola acabam faltando as
aulas. Mesmo com o baixo número de aulas demos a aula normalmente, e tudo
transcorreu muito bem. Na última canção (“Olha a bola saltando”) propus um joguinho
para a turma. Todos em roda deveriam cantar a música (acompanhados pelo teclado)
e passar a bola sempre no tempo forte, quando a música parasse quem estava com
a bola nas mãos saia da roda, o último a ficar vencia o jogo. Com esse tipo de
jogo/brincadeira acabamos puxando a atenção dos alunos para o conteúdo musical
do nosso interesse, fazendo com que eles aprendam sem perceber, aprendam
brincando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário