segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aprendendo canções

              Na aula de hoje para as turmas de terceiro (A e B), professor David optou por fazer uma atividade com canções. Dentre as que ele trouxe, nós escolhemos três para serem trabalhadas nas aulas. Escolhemos músicas que tratasse de temas abordados nas aulas anteriores, principalmente as notas musicais. Como de costume, a primeira turma (B) estava bastante agitada e nos deu muito trabalho durante a aula. A primeira musical trabalhada foi “Cantando a escala musical”, música que informa na letra os nomes das notas e qual o grau da escala. Em cada frase é apresentada uma nota, então, como fizemos em aulas anteriores, determinamos partes do corpo correspondentes a cada nota, para que os alunos pudessem associar essas notas com as alturas relativas na escala (Dó: Joelho. Ré: Cintura. Mi: Peito. Fá: Ombro. Sol: Orelhas. Lá: Testa. Si: Parte de cima da cabeça. Dó: Mão pra cima). A mesma dinâmica foi trabalhada na música seguinte, “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol”. Na terceira, e última, música as crianças encontraram maior dificuldade. Na dinâmica para a música “Olha a bola saltando”, depois de ensinarmos a letra a todos (na realidade, poucos aprenderam de fato) formamos uma roda no centro da sala e, cantando a música, a bola deveria ser passada de mão a mão sempre no tempo forte da canção. A atividade não deu muito certo, pois a turma não conseguiu se concentrar até que o professor David resolveu interferir dando-lhes um bom “puxão de orelhas”, daqueles que deixa qualquer aluno “murcho”. Só assim eles começaram a se aplicar e a turma conseguiu melhor na tarefa.

            Na segunda aula, a turma A passou pelas mesmas dinâmicas, porém com muito mais facilidade, principalmente porque a maioria da turma estava ausente (apenas quatro alunos na aula). O número de ausentes me chamou a atenção e conversando com David ele me explicou que além das fortes chuvas (fator que provoca essa evasão, pois dificulta o acesso à escola), a escola estava passando por dificuldades com a alimentação, nos dias anteriores faltaram alimentos para os alunos. Esse problema já tinha sido resolvido, mas as crianças por falta de certeza sobre a alimentação na escola acabam faltando as aulas. Mesmo com o baixo número de aulas demos a aula normalmente, e tudo transcorreu muito bem. Na última canção (“Olha a bola saltando”) propus um joguinho para a turma. Todos em roda deveriam cantar a música (acompanhados pelo teclado) e passar a bola sempre no tempo forte, quando a música parasse quem estava com a bola nas mãos saia da roda, o último a ficar vencia o jogo. Com esse tipo de jogo/brincadeira acabamos puxando a atenção dos alunos para o conteúdo musical do nosso interesse, fazendo com que eles aprendam sem perceber, aprendam brincando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário