Cheguei à Xavier Marques hoje um pouco atrasado. O motivo foi o trânsito maravilhoso de nossa cidade. Ao chegar na sala o Professor Ednaldo já havia ensinado, aos que sabiam e aos que não, a canção Asa Branca, do Cantor e Compositor Luiz Gonzaga, um dos artistas mais importantes da música popular brasileira. A turma já estava dividida em grupos, os quais estavam responsáveis, cada um, de cantar determinada estrofe da música. Para isso, o Professor Ednaldo usou a versão original da música com o próprio Rei do Baião cantando.
Em seguida o Professor dispôs alguns instrumentos na sala: pandeiro, agogô, tamborim, triângulo, tambor, alfaias, guizo, ganzá, caxixi, etc. Os instrumentos ficavam na frente de cada aluno. Ficou combinado que os grupos cantariam uma estrofe da música Asa Branca e na seguinte, eles tocariam os instrumentos. No início não ficou tão bom, mas com a repetição foi ganhando cor. Agora o Professor Ednaldo pediu que, de um em um, todos fossem executando seus instrumentos no ritmo da canção. Foi perceptível como os alunos mais "danados" rsrsrs têm uma melhor noção rítmica.
Por fim chegou a hora dos alunos que estão inscritos no Projeto Reciclar é Show, da Tang, mas o instrutor não foi, estava doente. Então eu e a turma descrevemos como fora as atividades da semana passada para o Professor Ednaldo. revisamos e seguimos a aula. O professor usou alguns bambolês, de modo que os instrumentos e os estudantes ficavam dentro da área do mesmo e, na medida que ele tocava a cabeça do aluno, o mesmo executava uma célula rítmica; e, se o professor tocasse novamente na cabeça do aluno, este deveria parar. Muito boa esta atividade faz com que os alunos componham, usem a criatividade e façam Música!
Nenhum comentário:
Postar um comentário