sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tecnologia na aula


         Na aula dessa semana, as turmas de terceiro ano tiveram uma experiência diferente. Os alunos fizeram a atividade proposta através de um recurso eletrônico, o computador e o data show. O conteúdo foi o prosseguimento das aulas anteriores, sobre notas musicais e suas localizações na pauta. O professor David me deu uma contribuição e tanta no desenvolvimento dessa aula me ajudando na aplicação do meu plano de trabalho e que envolve também a utilização de jogos musicais interativos. O primeiro jogo foi sobre as notas. Tinha uma pauta desenhada na tela e, de uma a uma, as notas iam surgindo, passando da direta para a esquerda, o cursor do mouse era um desenho de uma abelha e abaixo da pauta tinha sete bolinhas, cada uma identificada por um nome de uma nota musical. Quando a nota aparecia e ia passando pela pauta devia-se clicar na bolinha que continha o nome da nota. À medida que os acertos iam acontecendo, a dificuldade do jogo ia aumentando, ou seja, as notas iam passando pela pauta com maior velocidade e em maior quantidade.
         O segundo jogo foi sobre instrumentos musicais. A interface do jogo tinha aparência de um livro, sendo que em uma das páginas tinha imagens de quatro instrumentos diferentes e na página seguinte a figura de um instrumentista postado na posição em que tocaria um daqueles instrumentos. O jogo consiste em arrastar o instrumento que o instrumentista estaria tocando naquela posição para as mãos dele. Caso o instrumento escolhido foi o errado ele recusava, caso fosse o correto, e instrumentista tocava um trecho de música para mostrar a sonoridade do instrumento.
         Os dois jogos foram bastante interesse, sobretudo perceber a empolgação dos alunos em estarem participando e aprendendo um conteúdo musical através de uma simples brincadeira. As duas turmas tiveram um aproveitamento melhor no segundo jogo, no primeiro se mostraram ainda pouco preparados, mas já percebemos que uma sementinha foi bem plantada e seu florescimento é uma questão de tempo.

2 comentários:

  1. Victor,fico feliz em saber o quanto a tecnologia é útil para educação.Um bom educador sempre vai atrás de novos mecanismo para tornar suas aulas mais dinâmicas e consequentemente com gosto de querer mais.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza professor. Devemos sempre buscar meios para tornar nossas aulas mais atrativas, visando um melhor aproveitamento da turma no seu aprendizado! Abraço!

    ResponderExcluir