segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quarta-feira, 08/05/13 – 1º dia na São Domingos Sávio


Saudações!

Na tarde de quarta-feira, 8 de maio (meu aniversário), encontrei com o colega Raphael (que passou ao turno vespertino, na Escola S. Domingos Sávio). Já na escola, fomos recebidos alegremente pela profª Nara, à qual me apresentei e nos dirigimos à sala. Os alunos ainda não haviam chegado, pois estavam noutra aula. A professora havia preparado o ensaio do musical "O Boi Bonito" e pediu que colocássemos o CD no rádio, conectando-o ao amplificador. O aparelho não estava colaborando e demorou bastante para ler o disco. 

Quando os alunos adentraram a sala foi um fuzuê! Corriam e gritavam, disputando as cadeiras e a sala ficou repleta. Eram 35 alunos de duas turmas: 2º Ano e Grupo V da Ed. Infantil.
Em círculo, a professora nos apresentou aos alunos e muitos deles se lembraram de Raphael, devido à sua participação numa peça, no ano passado. Nara falou sobre os instrumentos de percussão e como eram feitos. Em seguida, houve uma atividade de percussão corporal em que os movimentos eram acompanhados por onomatopeias que, aos poucos, eram subtraídas, dando espaços às pausas em determinados movimentos. Os pequenos se divertiram à beça.
Depois, a educadora contou a história do Boi Bonito, ensinando as canções aos alunos. Enquanto ela cantava, eu e o Raphael fazíamos o acompanhamento percussivo. 
Ao final da aula, eu e o Raphael fizemos a brincadeira do “Vivo ou Morto” com os pequenos, que gostaram bastante.

Neste mesmo dia, ainda participamos de mais duas aulas, com alunos do 4º e do 5º ano. Além disso, fomos convidados pelas professoras da turma do 2º ano para auxiliar no aprendizado de uma canção, em homenagem ao dia das mães: “Minha Mãe”, da turma do Balão Mágico. Nós, então, pedimos que colocassem a letra no quadro e dividimos a turma, meninos e meninas, para cantarem por partes. A canção tinha uma letra um pouco extensa e, apesar de ser cantada por crianças, continha fraseados melódicos que dificultaram a memorização dos pequenos, a uma primeira vista. Apesar dessas condições, as crianças conseguiram memorizar a maior parte da música.

Nesse (tenso) primeiro dia pude ver como é grande o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelo educador musical na escola pública, principalmente no que tange a quantidade de alunos por turma. A Escola S. Domingos Sávio será minha primeira experiência com turmas tão numerosas de crianças. Avante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário