Escola santa Barbara 27.03.2012
Mauricio iniciou a aula formando uma roda com as crianças para poder começar a atividade. O professor perguntou aos alunos sobre as musicas da aula passada e depois de lembrada, começaram a cantar de forma que quando chegassem ao final da música eles falassem seus nomes. Assim foi feita: “o meu nome é Rodrigo e o seu como é que é o meu nome é Rodrigo e o seu qual é?...” todos os alunos repetiam a música um de cada vez falando seu nome. Nessa atividade pude perceber que os alunos já consegue cantar no ritmo da música, alem de sentirem os acordes de preparação e também de haver uma maior integração dos alunos com a atividade. Mauricio também levou as clavas para ser apresentada a turma. Contudo, antes da apresentação, foi feito um exercício com a língua para poder facilitar a pronuncia do nome clava. Em seguida foram distribuídas as clavas passando de um por um. Mauricio me explicou que essa forma de passar as clavas foi intencionalmente, pois assim ele pode trabalhar a questão social e união da turma. Depois da distribuição das amigas clavas foi cantada a música “atirei o pau no gato” com o ritmo tocado nas clavas finalizado à aula.
Nessa aula pude aprender que ate o modo como se distribuir o material nas atividades pode ser utilizado no processo educativo dos alunos. Alem de lembrar que a educação musica tem uma grande importância na questão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário