terça-feira, 27 de março de 2012

Relato Santa Bárbara 27/03 - Grupo 5

Hoje observei a aula do Grupo 5, pois nas outras duas turmas não houve aula de música. Maurício começou fazendo uma canção de apresentação, onde todos dizem o seu nome e pedem para o colega ao lado se apresentar, a maioria cantou muito bem a música. Pude observar que uma das crianças já tem o senso de liderança. Ela arrumou a sala para começar a aula, pediu para os colegas cantarem a canção, além também de cantar sem problema. Outra criança já é mais ansiosa, dava pra perceber o quanto ela ficava impaciente com os outros colegas, as vezes com o professor também. Normalmente ela argumentava: "De novo, professor?!" Em seguida, Maurício distribuiu as clavas, uma por vez, todos iam passando de mão e mão, criando aí um senso de integração social, mesmo que eles não percebam isso. Maurício explicou como falar o nome do instrumento, pedindo que colocassem a língua atrás dos dentes superiores, isso possibilitou observar se alguma criança possui algum problema articulatório na fala, algo que não foi visto. Todos falaram CLAAA VAAAA, depois Maurício explicou que não era pra tocar nem na mesa nem nas cadeiras, pois poderiam quebrar os instrumentos; ele mostrou um quebrado. Todos observaram atentamente. Após distribuir as clavas, eles fizeram uma célula rítmica, explica por Maurício. Duas batidas no alto e uma no chão, fazendo duas colcheias e uma semínima. Quando todos entenderam ele cantou a canção "Atirei o Pau no Gato" enquanto todos tocavam as células rítmicas. Todos conseguiram acompanhar bem, apenas duas crianças não se integraram bem. A aula foi encerrada após isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário