Relatório de observação santa Barbara 06/03/2012
Segundo ano
Professor Mauricio iniciou a aula tocando violão com uma nova versão para a música da fazendinha do Zé. A melodia já conhecida dos alunos teve uma nova versão agora com os instrumentos musicais na loja do mestre Andre.
“Ô La La ô Le Le fui à loja do mestre Andre ( 2 vezes )
foi La na loja do mestre Andre que eu toquei?
Violão, piano, violino, sanfona...
Logo depois, Mauricio testou a memória dos alunos perguntando sobre o que tinha ocorrido na aula passada. Mais adiante foi formada uma roda e pedido aos alunos que fizessem um movimento corporal junto com um movimento na língua chamado de língua maluca.
Na turma do primeiro ano
a aula foi iniciada com a música do relógio, seguida da música da fazendinha do Zé. Na música da fazendinha, Mauricio utilizou as clavas marcando o tempo na primeira parte e depois marcando dois tempo na segunda parte. Foi utilizado também a dinâmica( forte e fraco )com os sons dos bichos.
Ô la la ô le le fui na fazendinha do mestre Zé 2 vezes
na fazendinha do mestre Zé eu encontrei?
Leão, gatinho, boi, vaca...
Na aplicação dessa atividade, Pude perceber que os alunos já sentem a preparação dos acordes e assim começam a cantar na hora certa.
Foi aplicada uma atividade a qual Mauricio desenhou no quadro algumas figuras geométricas e atribuíram sons diferentes a cada uma delas.
Circulo= falar uh
x= bater palma
Triangulo=bater o pé
No final da aula foi feita uma apresentação dessa atividade para a professora que parabenizou a turma pela leitura dos símbolos geométricos.
Durante o desenvolvimento dessa atividade, pude perceber que o aluno tem facilidade para a associação dos sons as figuras. Mauricio me explicou que a turma do primeiro ano tem poucos alunos novos e por isso a maioria já tiveram aulas de música no grupo cinco. Acredito que quanto mais cedo começarem a estudar música mais facilidade terão nas futuras execuções das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário