terça-feira, 20 de março de 2012

Relato Santa Bárbara 20/03/12 - Primeira atividade com os alunos

Hoje tive minha primeira experiência interventiva no Santa Bárbara. Ao chegar encontrei meu colega Rodrigo Sá e nos dirigimos para a sala do Grupo 5. Maurício logo apareceu, porém nos informou que precisava ajeitar umas coisas na sala ao lado já que a escola se encontra em reforma. Isso não iria demorar muito, contudo, nesse meio tempo ele pediu para que entrássemos na sala e fossemos fazendo alguma atividade. Ele sugeriu que fizessemos uma roda e peguntássemos os nomes dos alunos. Fique meio apreensivo por conta da surpresa, porém topamos. Afastamos as mesas e as cadeiras, pois a sala é muito pequena e iria ficar difícil para fazermos uma roda. A turma tinha em torno de dez alunos. Após toda a arrumação, no pequeno espaço que apareceu no meio, fiz uma roda e sentei no chão com todos. Apresentei-me, porém achei necessário fazer algo mais lúdico para a apresentação dos nomes. Com isso, lembrei da brincadeira do (Me toco aqui), onde cada um diz o seu nome e toca em uma parte do corpo. Comecei e rapidamente eles entenderam. Passei a vez para uma criança que estava do meu lado direito, e mesmo com um pouco de timidez ela fez. Algumas crianças não conseguiram por conta da vergonha. Não forcei a barra, pedi para que os outros colegas ajudassem-a a se apresentar. Após essa atividade concluída, Rodrigo pegou o saxofone e começou a apresentar o instrumento para eles. Foi uma festa. Eles ficaram estasiados. Era uma surpresa muito grande. Rodrigo ia apresentando o instrumento e ao mesmo tempo fazendo perguntas sobre, que eram muitas vezes respondida. Algumas crianças sabiam que era de assoprar, uma disse que a cor era de ouro. Após montar o instrumento Rodrigo tocou um pouco, aguçando o desejo deles de tocarem também. Uma criança, não sei porque razão, se isolou. Deixei -a a vontade, e ela sentou-se na cadeira. Logo em seguida, o professor Maurício apareceu com aquela potência de voz que rapidamente chamou a atenção dos alunos. Ele fez uma atividade onde o objetivo era dizer palavras e separar as sílabas batendo nas mãos, exemplo: Mau-rí-cio, e aí batia duas vezes no chão e uma com as mãos levantadas. Isso para fixar o entendimento da quantidade de sílabas das palavras, construção de vocabulário, também ritmo. Depois, ele pediu para as crianças sugestão de nomes com três sílabas por exemplo. Com uma certa dificuldade elas começaram a opinar. Em seguida, ele cantou duas canções, uma para dizer o nome e outra a tão querida canção do Peixinho, que conta com uma coreografia já conhecida da turma. Eles se esbaldaram. Com isso a aula se encerrou. Seguimos para uma outra sala para conversarmos sobre o plano de trabalho de cada turma. Nele se encontra os conteúdos que cada turma vai trabalhar. Maurício pediu para pegarmos um daqueles conteúdos e pensarmos em uma atividade. Nos iremos discuti-las e pô-las em prática. Após uma breve conversa, ainda tivemos tempo para ajudá-lo a arrumar um material das salas que estão em reforma. Logo após fomos embora.

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