A MÚSICA E SUAS FUNÇÕES
OBSERVAÇÃO DO DIA 28/03/12 NA ESCOLA CARMELITANA DO MENINO JESUS
Quando cheguei estavam todas as crianças, no pátio da escola, organizadas em filas (cada fila era uma turma)sob o comando do professor Davi e da professora Cristiane junto com mais duas professoras. As crianças cantaram a canção do "Pai Nosso" seguida do hino da Bahia, sendo as duas com acompanhamento de som mecânico. Neste momento as crianças estavam aparentemente concentradas. Depois todas as turmas foram para suas respectivas salas, sendo uma de cada vez. Em seguida fomos eu e Davi para a sala de artes onde duas turmas tiveram aula: 4º ANO (esta dividida em duas turmas, I e II) e o 2º ANO.
Descrição das atividades
4º ANO
1- Davi perguntou se a turma lembrava dos assuntos estudados no ano passado e alguns lembraram e foram listando;
(Com a segunda turma Davi não se estendeu muito neste momento, embora mais alunos tenham se manifestado em relação à primeira turma)
2- Depois Davi falou um pouco sobre altura e aplicou uma atividade de percepção musical: tocando notas em grau conjunto no teclado, subindo e descendo, para que eles identificassem esses movimentos fazendo gestos com as mãos;
(As duas turmas identificaram com facilidade esses movimentos)
3- Relembrou junto com a turma as notas da escala musical;
(Todos lembraram das notas, tanto a primeira quanto a segunda turma)
4- Desenhou no quadro uma escada com cinco degraus e colocou em cada degrau uma nota da escala e as crianças foram cantando em movimento ascendente e descendente;
(Nas duas turmas acontece uma tentativa de se cantar certo cada nota, embora ainda não consigam)
5- Ensinou uma canção para a turma:
"Dó Ré Mi Fá Sol, Gosto muito de cantar
Dó Ré Mi Fá Sol, Para a vida alegrar
Dó Ré Mi Fá Sol, Vou cantando esta canção
Dó Ré Mi Fá Sol, Diz feliz meu coração"
6- Depois eles cantaram fazendo os gestos que Davi os ensinou no ano anterior: Dó (coloca as mãos nos joelhos), Ré (mãos na cintura), Mi (braços cruzados sobre o peito), Fá (mãos nos ombros), Sol (segurando as orelhas). Cantaram esta canção algumas vezes e em seguida voltaram para a sala.
(Todos aprenderam a canção e realizaram os gestos sem muitas dificuldades. Com a segunda turma eu realizei uma atividade no final: utilizei os quadrados do tatame que fica na sala determinando uma nota musical para cada um. À medida em que eu ia pisando nos quadrados as crianças iam falando os nomes das notas. Isso despertou mais a atenção delas.)
Obs.: Nas duas turmas existem crianças mais participativas, outras menos e outras nem um pouco.
2º ANO
Como esta aula acontece logo depois do intervalo, as crianças entraram extremamente eufóricas na sala. Neste momento o professor Davi ainda não havia chegado e quando chegou mandou todos saírem pra formarem a fila e então entrarem na sala.
(A todo momento os professores têm de chamar a atenção para a educação doméstica, que é muito deficiente)
Descrição das atividades
1- Davi fez um relaxamento com a turma tocando uma música no teclado;
(os mais eufóricos ficaram com sono e não fizeram mais nada durante a aula)
2- Davi perguntou o que eles sentiram ou imaginaram ouvindo a música;
(só alguns responderam)
3- Em seguida falou sobre as funções da música de forma poética;
4- Depois iniciou um trabalho com pulsação: pediu para que todos colocassem um dedo no pescoço e tentasse sentir o pulso e simultaneamente marcasse esse pulso na carteira;
5- Falou sobre o pulso que a música tem e depois determinou uma pulsação para todos acompanharem e acrescentou movimentos com as mãos e os pés para trabalhar coordenação motora;
(a junção com os movimentos os deixou mais estimulados com o exercício)
6- Davi tocou uma música no teclado e todos acompanharam marcando seu pulso;
(Eles apresentaram muita facilidade em manter o pulso)
7- Davi voltou a falar sobre as funções da música e chamou a atenção para a prática em conjunto;
(Pois em alguns momentos se desencontravam)
8- Davi ensinou uma canção "O soldadinho" aliando aos movimentos corporais e depois todos realizaram com sucesso.
(todas as atividades com movimentos prendem mais a atenção desta turma)
Obs.: o processo de disciplina com esta turma é bem intenso. Davi precisou interromper a aula diversas vezes para chamar-lhes a atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário