“Eu sou um soldadinho
Gosto muito de marchar
A minha cornetinha
Vou agora entoar
Tatararatatá
Eu agora vou marchar
Tatararatatá
Uma volta eu vou dar”
É uma pena que os soldadinhos da escola carmelitana só deram esta volta em torno de si mesma ao invés de darem em torno da sala para testarem seus “dotes marciais”; não perguntei a Davi o motivo, mas acredito que ele quis evitar a indisciplina.
Imagine que você, leitor, tenha sido selecionado agora para um Reality Show, para vencer, você deve ter um comportamento que gere aprovação do público que assiste ao programa e vota, bem como de todos os seus concorrentes que convivem com você dentro da casa. Qual seria seu comportamento para vencer?
Mas, Paola, O que Reality show tem a ver com educação musical? Estamos no blog do PIBID, não é?
TUDO! A educação musical não prepara você para os palcos, mas sim para a vida! Aliás, Machado de Assis, em seu livro Dom Casmurro, começa contando um mito de que o mundo, na verdade, foi uma peça de teatro escrita pelo Diabo para provar a Deus que conhecia seus ensinamentos e assim conseguir ser poupado da extinção. “Viver é uma arte” já dizia a nossa vovozinha!
Pela primeira vez vi o professor Davi fazendo algo diferente do que consertar a fiação, cozinhar, dar palestra para os alunos da carmelitana, cuidar da organização e programação da escola ou ouvir e cuidar de seus alunos. Presenciei sua aula de música! E nela confirmei a minha convicção de como a educação musical é um precioso manual da sobrevivência. Então aí vai a dica para você vencer os “shows da realidade”:
No começo da aula o professor já começa pedindo que a turma entre em fileiras, sente sem arrastar as cadeiras e com a coluna ereta com as pernas fechadas. Em um certo momento o professor percebe que uma aluna falava muito baixo e pediu que ela experimentasse sentar daquela forma; a fala dela melhorou consideravelmente.
-Para ser músico é preciso ter postura. Ensina.
-O bom músico sabe a hora de tocar e a hora de ficar
Entre as brincadeiras musicais tinha também uma para dizer musicalmente o nome. Ora, se você é capaz de adaptar a uma música encaixando as sílabas melodicamente, você também pode saber se adaptar a qualquer situação, é um segredo implícito que poucos percebem. Nesta mesma brincadeira ele também chama a atenção para dicas de português com sílaba tônica onde eles batiam a palma mais forte do que nas outras sílabas.
Eu sou Paola
-Bom dia, Paola. Que bom que está aqui, gosto muito de você!
Eu sou Fulano
-Bom dia, Fulano. Que bom que está aqui, gosto muito de você!
A estima e o respeito dos colegas, bem como saber ouvir o nome do colega para repetir. Mas outra qualidade implícita.
Bom... Mesmo que você não ganhe um milhão de reais, eu tenho certeza que esta nova geração de alunos de música, vai ter um milhão de oportunidades muito bem aproveitadas para termos uma sociedade cada vez mais justa e agradável. Termino da mesma forma que a professora Mara Menezes terminava nossas aulas de iniciação musical, nada mais ilustrativo:
“Com a música
Eu sinto emoção
Com a música
Palpita o coração
Música diz o que você quer
Você diz o que é
Por isso mexa dance com a gente
E algum dia...
E algum dia...
E algum dia...
DARÁ UM SHOW!!!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário