segunda-feira, 11 de abril de 2011

Relato das observações feitas no dia 24/03/11

ESCOLA MUNICIPAL SANTA BÁRBARA PROFESSOR ORIENTADOR: MAURÍCIO DÓRIA PIBID – OBSERVAÇÕES DATA: 24/03/2011 TURMA: 3° ANO C Entramos na sala e o professor Maurício apresentou Pedro e eu à turma que nos recebeu muito bem. Em seguida Maurício iniciou a aula. Percebi que o professor busca manter uma impostação vocal bastante firme (apesar de ser muito natural nele), e isso faz com que todos se mantenham atentos a aula. O professor fez uma apreciação musical com a turma utilizando a música “Oito anos”, canção interpretada por Adriana Calcanhoto. Após a primeira audição o professor pediu para que todos falassem quais instrumentos faziam parte da música. Depois colocou a introdução e os alunos foram identificando os instrumentos e reproduzindo com a voz. Alguns alunos são bastante participativos e outros só observam. Notei que Maurício deixa a turma bem à vontade e não obriga ninguém a participar, mas consegue fazer com que os alunos, pelo menos, observe. Depois de identificarem os instrumentos o professor pediu para que os alunos prestassem atenção à letra da música e foi fazendo uma análise desta. Os alunos demoraram um pouco para conseguir interpretar a letra e saber do que ela falava. Maurício chamou a minha atenção e a de Pedro para o nível de entendimento desta turma. (Acho muito importante essa atitude de Maurício, de fazer a turma pensar e encontrar suas próprias respostas sobre os assuntos abordados). Depois o professor retomou uma atividade iniciada na aula anterior, sendo assim: cada um fala uma palavra que foi memorizada de uma gravação de uma música que está no cd Palavra Cantada, seguindo uma pulsação estabelecida pelo professor. Em seguida ele tocou a canção no som para as crianças ouvirem. Para finalizar a aula o professor tocou uma música no violão e todos cantaram e alguns batucaram nas carteiras. Recursos: um violão, uma caixa amplificadora e um aparelho MP4 TURMA: 4° ANO A Maurício nos apresentou à turma que fez questão que cada um de nós se apresentasse. Esta turma é bastante agitada. Maurício pediu para Pedro anotar no quadro a letra da música “Bolacha de água e sal” enquanto a turma fazia uma audição desta música. Alguns alunos dançavam enquanto ouvia a música. Maurício deixa os alunos bem à vontade e não impede que eles levantem e dancem desde que isso não atrapalhe os colegas. Também foi pedido para que a turma identificasse a instrumentação, tal qual na aula anterior. Depois o professor pediu para que a turma fizesse uma leitura em voz alta da letra da música que estava escrita no quadro. Em seguida tocou a música no som e todos acompanharam cantando a letra. Teve um trecho da música que não foi escrito no quadro e a turma aprendeu ouvindo. Perguntei a Maurício se essa turma já havia trabalhado essa música antes e ele respondeu que não. Fiquei impressionada com a rapidez com que a turma aprendeu a música. Conseguiram assimilar não só a letra como a melodia também. A aula foi finalizada com a apreciação desta música. A turma é muito indisciplinada e acho que é preciso reforçar ainda mais o uso das palavras mágicas: “por favor”, “obrigada(o)”, “com licença”, entre outras, para que os alunos internalizem uma boa educação. TURMA: 5° ANO C Depois das devidas apresentações (Pedro e eu) o professor iniciou a aula perguntando se os alunos sabiam quem estaria aniversariando por aqueles dias. Depois de algumas dicas, todos identificaram que era a Cidade de Salvador. Maurício pretendia trabalhar com essa turma o Hino a Salvador, mas não foi possível, pois ele não encontrou o áudio nem a letra da música. Foi distribuída na turma a letra da música “Fome come”, do grupo Palavra cantada. O professor pediu para a turma identificar a instrumentação. Quando ele mostrou que um dos instrumentos, que por sinal era o mais evidente, era um copo utilizado para produzir um ritmo, todos ficaram impressionados. Depois o professor executou a célula rítmica do copo e todos acompanharam cantando a letra da música. Para finalizar, foi feita uma audição com esta música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário