segunda-feira, 11 de abril de 2011

Relato das observações feitas no dia 07/04/11 na Escola Estadual Santa Bárbara

TURMA: 3° ANO B Tema: leitura e intensidade · O professor escreveu no quadro uma partitura não convencional e pediu para que a turma tentasse interpretar os símbolos desta partitura produzindo sons vocais com dinâmica. A turma demorou um bom tempo para assimilar as variações de dinâmica. Primeiro ele determinou como seriam esses sons pra depois pedir para que a turma sugerisse outros sons. · Depois que a turma assimilou a interpretação dos sinais escritos na partitura, o professor fez a regência. Notei que os alunos que associavam o som com o movimento corporal eram os que interpretavam melhor os sinais, utilizando a dinâmica correta. · Quando o professor pediu para que os alunos criassem outros sons para interpretar esta mesma partitura já estava perto do final da aula, então ele deixou para continuar a atividade na aula seguinte. · A aula ficou curta, pois chegou a mãe de um dos alunos da tarde querendo conversar com Maurício sobre seu filho e ele teve de dar atenção a esta senhora. TURMA: 4° ANO A · O professor iniciou a aula mostrando um pacote de bolacha de água e sal e perguntou quem sabia quais ingredientes eram utilizados na confecção da bolacha. Estes estavam descritos na música “Bolacha de água e sal”, trabalhada na aula anterior. · Depois ele tocou a música no violão enquanto a turma cantava. · Em seguida ele colocou a música para tocar no som e repetiu o exercício de percepção, feito na aula passada, pedindo para a turma identificar a instrumentação. · Alguns alunos estavam dançando seguindo a pulsação que o baixo elétrico estava marcando na música. Maurício aproveitou para pedir que a turma observasse os movimentos desses meninos e identificassem qual instrumento estava marcando esta pulsação. Isso foi bastante funcional. · Para finalizar a aula o professor tocou no violão uma música para todos cantarem: “O que é que está escrito”. TURMA: 5° ANO A · O professor iniciou a aula colocando a música “Fome come” para a turma escutar. · Depois iniciou uma análise, junto com os alunos, sobre a letra da música. Em seguida pediu para identificarem a instrumentação. · Maurício reproduziu a célula rítmica da introdução com um copo de plástico, que na música é utilizada uma lata, e pediu para os alunos explicarem a diferença entre o som da lata e o som o copo e eles conseguiram identificar com facilidade o grave e o agudo utilizando exatamente estes termos. · Depois foi pedido que eles identificassem o som do tambor e eles reproduziram o ritmo do tambor batendo nas carteiras. · Neste dia a turma estava muito dispersa, por isso a aula não foi bem aproveitada. Obs.: Maurício não deu aula para o 3° ano C, pois estava envolvido com a questão apresentada pela mãe do aluno da tarde.

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