Hoje foi um dia de festa. A escola se mobilizou em comemoração à Semana da Páscoa. Houveram apresentações de teatro e música com todas as turmas. Os professores Davi e Cristiane (de Artes) prepararam uma encenação da Paixão de Cristo com os meninos do 3º, 4º e 5º ano. As crianças se mobilizaram em trazer lençóis de casa para fazer as vestimentas e a escola disponibilizou a aparelhagem de som. A peça foi ensaiada durante a semana.
A tarde começou com os últimos preparativos para as apresentações. Enquanto eu e a professora Cristiane arrumávamos os meninos, o professor Davi dava conta de preparar o palco com o som e a mesa para a Santa Ceia. Dava para perceber no olhar das crianças a motivação para se apresentarem; é verdade que com uma certa algazarra no meio, logo controlada pela voz firme da professora. Antes de iniciar as comemorações, Davi passou pela última vez a parte da ceia, onde todos oram o Pai-Nosso em forma de canção com gestos.
Uma vez que tudo estava pronto, crianças arrumadas no pátio da escola, a diretora abriu a comemoração explicando o sentido da Páscoa, tanto pelo seu contexto histórico, mas também pelo sentido, hoje, comercial. Ela explicou que coelho não põe ovo de chocolate e que tudo foi uma criação do mercado. Realmente, em um primeiro momento me pareceu uma ruptura bem drástica com o sentido de fantasia que é inerente das crianças. Foi como jogar um balde de água fria nos encantos infantis. Por outro lado pude entender a tentativa dela de não induzir as crianças ao erro, mostrando que coelhos são mamíferos e por isso não põem ovos, como também que a Páscoa não é apenas um momento de se comer chocolate mas sim, de recomeços, de fraternidades, de estarmos em família comungando de todo o sentido que a morte e a ressurreição de Cristo podem trazer.
A peça foi muito bonita e as crianças conseguiram desenvolver bem seus papéis. Uma jovem do Projeto Sinaleira foi chamada para ser a narradora da peça. Os meninos cantaram e encenaram com bastante entusiasmo. As outras turmas por serem de crianças mais novas apresentaram algumas músicas com o auxílio de suas professoras, que faziam referência tanto a Jesus quanto ao Coelho da Páscoa. Após todo esse momento de confraternização o dia foi encerrado e as crianças liberadas para suas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário