sexta-feira, 8 de abril de 2011

RELATO ESCOLA CARMELITANA - 04 DE ABRIL DE 2011

Cheguei a escola e encontrei o professor Davi atarefado com os preparativos para o primeiro dia do programa Mais Educação. Ele explicou que devido a isso não daria aulas para as turmas do 4º e 5º ano.
Houve a acolhida com as canções e as orações e quando todas as turmas foram para as suas salas ficamos (Eu e Angela) com a turma do Mais Educação.


Mais Educação
O programa mais educação foi apresentado através de slides de Power Point pela professora de artes Cristina. Os slides tinham textos simplificados, contavam com a ajuda de imagens e descreviam em linhas gerais os princípios e desdobramentos do programa Mais Educação, a saber:
Tema – Uruguai, bairro que nasceu do lixo
Título – Repense, o lixo é da gente.
Oficinas – Letramento, futebol, dança, recreação, informática e jornal escolar.
Desdobramentos – Ajuda no desempenho escolar, aprender a conviver de maneira saudável, perceber o meio ambiente, olhar para o passado do Bairro e planejar futuro, três refeições por dia.
A educadora frisou bastante que no programa há protocolos de comportamento e que o descumprimento destes protocolos pode levar ao desligamento do projeto.


5º ano A
Enquanto observávamos a explanação da educadora, a diretora chegou avisando Davi que o 5º ano A estava sem professora regente e que precisava "segurar" os educandos até o intervalo. Como eu já tinha preparado um plano de atividade para o 5º ano, aproveitei essa oportunidade e sob o consentimento do prof. Davi realizei as atividades.
Basicamente a atividade consistiu em aprofundar através da prática os conceitos de propriedades do som, que foram lidos em sala de aula pelo professor Davi na semana passada.
Comecei a atividade definindo som e silêncio, pedindo para prestar atenção ao que estavam ouvindo. Solicitei que eles fizessem barulho para depois ficar em silêncio. Chegamos a conclusão de que o silêncio não existia (pelo menos ao nosso redor), porque se desligássemos o ventilador e toda a escola fizesse silêncio ainda ouviríamos o barulho da rua!
Experimentamos no entorno sonoro, os sons graves e agudos, classificamos os instrumentos característicos de uma banda de pagode segundo o critério de alturas, experimentamos também os sons fortes e fracos, a duração dos sons. Aproveitamos o som da “marcação, surdo, 105” para cantar a música “Firme e forte” – Psirico (todos cantaram com muita empolgação). Ainda houve outra música cantada por dois educandos “Vizinho conspirador – A bronka".
Para o timbre experimentamos sons de todas as partes da sala. Também realizamos uma atividade de reconhecimento de voz, fazendo uma analogia com a voz característica de cada instrumento.
Após as atividades, ajudamos o educador Davi a passar um filme para o pessoal do 5º ano que era do Mais Educação e que teria aula no turno da tarde. Ele também apresentou o projeto do coral, que em linhas gerais pretende começar com quarenta alunos que serão selecionados entre os mais afinados e os mais comportados.
Espero não ter escrito muito e até a próxima segunda!!!

Um comentário:

  1. Muito interessante, Ricardo!

    Quem tiver interesse em conhecer mais o programa Mais Educação, acesse este link:

    http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12372&option=com_content&view=article

    ResponderExcluir